sábado, 5 de fevereiro de 2011

“Amigo” não é um título vitalício



Feliz é aquele que tem amigos, que pode cair sem medo, pois lá estará aquele fiel companheiro para te apoiar e ajudar a levantar. Mas...até quando?
Costumo recordar o velho e decadente ditado que diz: “Amizade é uma plantinha que devemos cuidar e preservar diariamente para que cresça bem e saudável”. Não só discordo como uso outra analogia para representar o que é uma amizade: ela é como a física, onde para toda ação existe uma reação, seja boa ou ruim; como uma estrada, onde temos vias de mão dupla. Que plantinha que nada, eu que não vou dedicar esforço e tempo para um ser inanimado que não reage às minhas ações e necessidades. Nesse caso, não é da “plantinha” que falo.
Há alguns dias, em conversa bem descontraída com um amigo, acabamos entrando nesse assunto. Afinal, para você que está lendo, uma vez considerado seu amigo, este deixa de ser? Por quais motivos? Discordamos nesse quesito. Como o título já revela, para mim, ser “amigo” não é algo perpétuo, é algo contínuo, que precisa ser conservado e constantemente construído. É fundamental todos termos aquelas pessoas especiais em quem confiamos os nossos segredos, a quem expomos nossas maiores vulnerabilidades. Mas de que adianta ter alguém assim, que passa a ser um total ausente na sua vida, que de alguém com informações privilegiadas passou a ser um desconhecedor do que se passa na sua vida? Amizade continua a mesma?
E vou além, não é apenas na amizade que isso se aplica. Em qualquer relacionamento, o mútuo esforço é fundamental para a sobrevivência do próprio relacionamento! O mesmo é válido para o mais conhecido sentimento do mundo, o amor. Pura baboseira isso de amor eterno, promessas de amar incondicionalmente. É baboseira, sim, pois qualquer coisa só pode ser dita eterna depois que alcançar a eternidade, até lá tudo não passa de mera especulação. Você não pode prever o resto da sua vida, mas você pode e deve se dedicar a TENTAR (atende para isso, pois mais do que se esforçar e fazer sua parte, você não pode fazer, meu amigo) CONSTRUIR essa tão falada eternidade. A eternidade de um sentimento ou de um relacionamento nada mais é do que o sucesso de um dia após o outro. Se você olhar demais lá pra frente, para o portão dourado do céu, você acaba tropeçando na primeira boca-de-lobo que estiver em seu caminho.
Meu objetivo com esse pequeno texto é apresentar aos meus amigos que lêem, que nossa amizade é muito importante para mim. Mas ela não é eterna, sinto muito. Eu prometo me esforçar para manter e melhorar o que tenho e quem sou, mas isso tudo somente enquanto houver contrapartida. Então aos meus amigos, e também aos desconhecidos e/ou meros colegas, olhem para o lado, valorizem quem os valoriza. Pois eu já comecei, deixando de tratar como prioridade aqueles que me tratam como opção. Simples assim.
Grande abraço e até a próxima.

3 comentários:

  1. A amizade é um dom. Parabens pelo texto, Heluan. Muito bem escrito e de um bom gosto imenso :D
    Beijo da sua amiga :)) Indira

    ResponderExcluir
  2. quando a gente trata nossos amigos como opção o normal de acontecer é a mesma reação deles, tratar como opção o outro.Mas quando fazemos a diferença e estamos abertos a amizades com certeza descobrimos grandes amigos, ao mesmo tempo ninguem pode exigir o melhor de ninguém pois ninguem tem pra dar poi todos nos cometemos falhas(umas toleraveis e outras nao).Também nao devemos nos iludir em achar q todos são nossos amigos, tem aquele ditado e q eu concordo "ANTES SÓ DO QUE MAL ACOMPANHADO", então não acho legal chamar e considerar alguem como amigo se este "amigo" so lhe trai pelas costas!É verdade quando disse que qualquer relacionamento se constroi durante o tempo,mas amigos verdadeiros podem passar anos sem se falar mas quando se encontram a essencia da amizade é a mesma, posso ate chamar de amor.Quando renato russo diz"É preciso amar as pessoas como se nao houvesse o amanha.."eu concordo q é isso o q a gente leva quando morremos!O amigo é importante na vida de qualquer ser humano quando este faz parte de sua vida, ou lhe da confiança para contar segredos e etc..

    ResponderExcluir