terça-feira, 5 de abril de 2011

Desafio / convite



Pare um minuto e responda: você tem 10 minutos do seu dia disponíveis? Muitos vão de imediato alegar que não, é principalmente a essas pessoas que o convite/desafio abaixo está direcionado.
Dessa vez eu venho propor um exercício, um desafio. Quero que cada um de vocês a partir de hoje, quando ler este texto, reserve apenas 10 minutos de seu tempo, procure um lugar tranqüilo, uma posição relaxante, pode deixar aquela música preferida tocando ao fundo e simplesmente pare, pare por 10 minutos. Acha que consegue? Vejamos a importância disso tudo, no meu entender.
Todo mundo sabe como o nosso cotidiano está cada dia mais apertado, corrido, cansativo. Mas se você argumentar isto para não fazer o desafio, estará apenas se escondendo atrás da máscara típica do ser humano robotizado, marca desse Século XXI. Há alguns tópicos atrás eu falei sobre a finalidade que deve existir em tudo o que fazemos, e aqui é um exemplo prático. Qual o significado de você viver estritamente regado por um cronograma imutável e sem sentido? Ora, todo mundo tem, sim, 10 minutos disponíveis para usar em seu proveito. Agora, em que consiste o exercício?
Diariamente, você deve reservar 10 minutos de seu tempo para, num ambiente e posições relaxantes e tranqüilos, sem ninguém para incomodar ou celular para te encontrar, refletir. Simplesmente isso, refletir, meditar. Pode ter certeza, esse tempinho minúsculo vai te trazer muitos frutos daí pra frente. Procure fazer isto de olhos fechados, relaxado e tranqüilo. Relembre o que aconteceu no seu dia, localize os seus erros, equívocos, “reveja” mentalmente tudo o que tem acontecido na sua vida e aponte para si mesmo o que não está bom, o que precisa ser mudado e/ou melhorado. Procure também fazer um planejamento de como vai ser o seu dia seguinte, visualize o que te espera, como você quer executar tais tarefas, quais compromissos terá, qual será prioridade.
Eu desafio todos vocês a fazer este exercício por 1 semana. Se fizerem isso TODOS os dias, por 7 dias, e não conseguirem achar proveitoso e satisfatório, o meu desafio foi cumprido e eu perdi. Mas acreditem, todos que passarem a fazer isso, religiosamente, colherão seus próprios frutos no dia a dia. A eletricidade do cotidiano de todos precisa ser controlada, temos que planejas melhor os nossos dias seguintes, precisamos refletir sobre o dia corrente e começar a perceber onde estão nossos erros, nossos problemas. Espero, de verdade, que muitos consigam adicionar 10 minutinhos em suas vidas. Grande abraço.

2 comentários:

  1. muito bom o texto!é muito bom relaxar, tirar 10 minutos do seu dia para isso realmente é dificil!passo por isso e é complicado quando temos mil e 1 coisas para resolver e pouco tempo para executá-las.Eu recomendo boas sessões de aculpuntura, me disseram q realmente funciona!Ou então 1 spa, cansaço leva 1 pessoa a depressão e estresse o que é muito comum nas pessoas hoje em dia. o problema é que o sistema capitalista exige isso de nós, se não trabalharmos para comer ou se não estudarmos podemos correr o risco de morrer de fome talvez....e a maioria não quer correr esse risco!

    ResponderExcluir
  2. tem dias q estou como essa mulher da foto, parece mentira mas é verdade!kkkkk tem dias q nao tenho tempo nem pra me cuidar, como escovar o cabelo por exemplo...as vezes saio extremamente assanhada!: )tiro fim de semana para relaxar realmente, é é quando posso!

    ResponderExcluir