sábado, 25 de junho de 2011

Prioridades às avessas – 1/2





Gostaria de convidar você que está lendo este texto a, junto comigo, analisar certo acontecimento que em breve vai trazer profundas conseqüências ao nosso país: a Copa do Mundo de 2014. Mesmo que não goste ou odeie futebol, quero convidar a todos, pois as conseqüências desse evento, infelizmente, serão sentidas por todos os brasileiros.


Primeiramente, quero lembrar quando foi anunciado que o Brasil seria o país sede do maior evento esportivo (talvez o maior, em qualquer gênero) do mundo. Em 30 de outubro de 2007 a FIFA confirmou que o Brasil seria o país sede em 2014. Em 31 de maio de 2009, porém, foram anunciadas as cidades-sede, que são 12. Com base nisto, vamos fazer uma análise de todo esse acontecimento e suas já esperadas conseqüências. Com uma matemática muito simples, podemos ver que: já se passaram quase 4 anos do anúncio do Brasil como sede, e 2 anos e meio da confirmação das cidades-sede. Porém, você acredita que muita coisa foi feita até agora? Mesmo aqueles que pouco estão se importando com o evento futebolístico, todo brasileiro deve ter em mente a importância que é o nosso país ser por 2 meses o centro das atenções da imprensa mundial.

Primeiramente, infra-estrutura: é inadmissível que em 4 anos os governantes tenham fechado os olhos para essa preparação. Nós temos uma estrutura ridícula, estádios de futebol caindo as pedaços ( literalmente). Afinal, o que nos espera em 2014? Ao que tudo indica uma vergonha mundial, um vexame sem precedentes. Mas não é por termos problemas, não. A nossa maior vergonha vai ser ter 7 anos para se preparar para um evento e investir em suas maiores fraquezas mas deixar para disfarçar apenas nos últimos 3. O Brasil está apenas comprovando para todo o mundo, e também para seu povo, o quanto temos uma administração amadora e vigarista, que usa de pouca inteligência e de extrema má-fé.

Aeroportos: o Brasil ainda sofre com imensos atrasos e inúmeros cancelamentos de vôos toda vez que um feriado prolongado se aproxima. A maioria de nossos aeroportos são pequenos e de estrutura ultrapassada. Estamos tendo que consertar em 3 anos todo o abandono de 20, 30 anos...

Transportes: ora, todo brasileiro que ousa utilizar, hoje, um transporte público tem ciência de que o problema é muito, muito maior do que os jornais tentam mostrar. Como é que em 3 anos vamos desafogar as superlotadas vias de nossas maiores cidades, trocar TODA A FROTA de veículos de transporte coletivo, consertar todas as vias públicas cobertas de pichações e urina, buracos e lixo? Que tipo de disfarce as autoridades estão querendo mostrar aos turistas? Pelo visto, terão que dividir as cidades em 2: uma para o povo brasileiro e outra para os visitantes. Como eles são em menor número, dá pra enganar com algumas compras de veículos novos e ruas exclusivas.

Segurança pública: hoje, no Brasil, você morre por olhar para a pessoa errada. Em pleno ano de 2011, temos militares invadindo quartéis, policiais fazendo greve, polícia civil em confronto com a Militar, homicídios banalizados e cemitérios lotados. O tráfico de drogas está destruindo o povo brasileiro de dentro para fora, através da família. A pedofilia a cada dia está desfigurando o significa de infância. Jovem é sinônimo de bandido, marginal.

Saúde: é o ponto mais engraçado de comentar. Quando um gringo cara pálida for ferido durante um assalto, para onde pretendem levá-lo, heim autoridades? Porque os hospitais que existem estão expulsando os pacientes por falta de vagas e de médicos. A menos que vocês tenham guardado alguns hospitais exclusivos para a Copa, vamos ter um recorde de estrangeiros enterrados no Brasil.

Educação e cultura: hoje é dia 25 de Junho. Faltam praticamente 3 anos para a Copa do Mundo de 2014. Há apenas 2 semanas, presenciei via TV uma matéria sobre mais uma briga entre torcidas organizadas em São Paulo. Claro que foi apenas UMA matéria que peguei como exemplo. Mas com base nisso, pensem: temos torcedores dignos de sequer serem considerados civilizados? São selvagens, vagabundos que gastam o dinheiro do povo, arriscam a vida de pessoas inocentes por uma simples aventura de trocar chutes e socos, pauladas e rojões, com rivais de times de futebol. Quer coisa mais deprimente? O que as autoridades ainda estão esperando para que medidas drásticas sejam tomadas contra esses bandidos fardados que se colocam à disposição das câmeras, prontos para serem presos em flagrante?

Para encerrar essa primeira parte, deixo apenas um questionamento: você acha que nosso país vai estar pronto para um evento deste porte? E mais, você acha que o Brasil deveria sediar essa Copa?

Um comentário:

  1. cara eu gostei muito da sua opinião é uma dura verdade isso. Gostaria muito que o Brasil tivesse uma copa do mundo e uma olimpiada desde que tivessemos estrutura para isso, as áreas que você apontou transportes, segurança, saúde e etc...são realmente uma lástima para uma país que pretende sediar em um período de mais ou menos dois anos os dois maiores eventos do mundo.

    ResponderExcluir