sábado, 25 de junho de 2011

Prioridades às avessas – 2/2





Continuando, quero deixar claro que tudo o que foi dito no post anterior é de fácil comprovação. Basta abrir um jornal, passear pelas ruas das cidades, que vai ficar muito claro o quanto o Brasil demorou a agir. Porém, o post anterior foi apenas para mostrar que possuo argumento na crítica que faço. Caso eu fosse a favor da realização deste evento, ali estão os pontos que considero errados. Mas eu sou contrário. E agora vem o meu real posicionamento acerca desta Copa a ser realizada no Brasil.

Lembro de como fiquei orgulho do meu querido Presidente Lula ao ver o Brasil ser anunciado como sede de uma Copa do Mundo, um mega evento que a cada 4 anos faz parar o nosso país. Naquela época, jamais eu diria uma palavra para ousar duvidar do sucesso que teríamos em 2014. O prestígio que cobriria nosso Brasil, a visibilidade que ganharia perante todo o mundo era compensador. Porém, muita coisa mudou. Eu mudei, e minha opinião também.
Naquela época, eu li alguns artigos que alertavam para possíveis atrasos nas obras e investimentos que deveriam ser feitos para a Copa, mas ainda restavam quase 7 anos, aquilo parecia mera tempestade em copo d’água. Hoje, às vésperas do início do evento, com duras críticas feitas por toda a imprensa mundial e, especialmente, pela FIFA ao nosso país, eu sinto vergonha. Perdemos, desde já, a chance de fazer explodir o turismo em nosso país, os investimentos de empresas estrangeiras, fazendo a criação de empregos atingir níveis históricos. Não era difícil de conseguir tudo isso, tínhamos tempo, muito tempo. Claro que a ganância daqueles que insistem em abraçar os cargos públicos como se donos fossem, acabou por estragar nossas chances. Estava escrito nas estrelas que os administradores iriam deixar para iniciar as obras quando o tempo estivesse respirando em nossa nuca aquele bafo quente da pressa e da urgência. O que eles ganham com isso? Ora, muito simples. As famosas licitações, mecanismos criados pela lei para garantir que não hajam fraudes nos contratos realizados pela administração publica, estão sendo burladas, sob argumento de urgência e falta de tempo para seguir todo o trâmite que a lei manda. E essa falta de tempo é por culpa de quem??
O que acontece é que mais uma vez, sem perceber, o povo foi utilizado em uma manobra macabra daqueles que estão com as chaves dos cofres. Todo tipo de falcatrua vai ser, aos poucos, desmascarada e divulgada pela imprensa nos próximos anos. Todas as obras estão atrasadas ( palavras da própria FIFA, não minhas), todos os prazos estão nos limites do aceitável. São Paulo corre sério risco de perder sua vaga entre as cidades-sede, justamente por culpa dos péssimos governantes que deixaram tudo para última hora. Isso é uma vergonha. A maior cidade da América do Sul estar fora do maior evento esportivo do mundo por má administração? Isso é aceitável? Existe, sim, chance de que isso não ocorra. Mas a decisão vai estar nas mãos dos vereadores de São Paulo, que terão que decidir: liberam uma concessão extremamente duvidosa de 483 milhões de reais do Estado ao Corinthians para preparar o Estádio, ou a cidade fica fora da Copa? Em outras palavras: entrega quase meio BILHÃO de reais que pessoas suspeitas, com pouca ou quase nenhuma fiscalização façam o que acharem mais correto com esse dinheiro, ou deixam a cidade fora da Copa? Quer sinuca de bico maior?
Mesmo que todos os prazos estivessem em dia, corretos, sem tantas suspeitas de desvio de verbas, eu viria aqui para dizer que sou contrário a realização desta Copa no Brasil. Como o título do post diz, as prioridades estão se invertendo. Não consigo aceitar que diante de tantos problemas sociais como os nossos, ainda estamos nos dando o luxo de gastar ( a palavra certa é GASTAR, não é investir) mais de 1 bilhão de reais apenas para a reforma do Maracanã. O que a educação no Brasil poderia ganhar com 1 BILHÃO??? E a saúde? E as polícias? E as fronteiras? E olhe que estou citando apenas UM estádio. São 12!! E esse 1 BILHÃO é referente APENAS à reforma do estádio. Muitooo mais ainda vai ser “investido” nos outros setores das cidades-sede, como saúde, trânsito, aeroportos, segurança pública e outras coisas. Alguém pode perguntar: mas se for investido alguma coisa nesses setores, é algo bom, certo? Eu respondo: depende. O que poucas pessoas pararam para analisar até agora é o tamanho da injustiça que vai ser feita. Teremos, em tese, investimentos gigantescos em 12 cidades-sede para a Copa. E as outras 5.553 cidades??? ( pois o Brasil possui 5.565 municípios no total). O que está acontecendo, e está para acontecer, é que 12 das mais ricas cidades do país vão receber os maiores investimentos da história. E o resto do país? Estamos diante de uma terrível abertura no abismo que separa regiões, cidades, estados no Brasil. As cidades mais ricas ficarão muito mais ricas, enquanto que as mais pobres não deixarão de o ser. Aí é que mora meu maior argumento ao ser contrário a esta Copa. Temos MUITAS outras prioridades onde esse dinheiro todo deveria ser utilizado, coisas muito mais urgentes e importantes que 1 evento esportivo. Agora, sim, eu ouso dizer que é APENAS um evento esportivo. Ao ver pessoas, em todo o Brasil, morrendo em corredores de hospitais por falta de atendimento, a criminalidade crescendo assustadoramente e fazendo inocentes serem massacrados, eu não consigo aceitar que 1 BILHÃO de reais, muitos destes certamente desviados para os bolsos daqueles que propositadamente atrasaram as obras, sejam utilizados para um simples estádio de futebol.
Que isso sirva de lição. O Brasil não está pronto para tomar decisões importantes, pois não temos representantes dignos de representar a vontade do povo, honrar os votos que receberam. Não se apegue ao ditado popular falso-moralista “orgulho de ser brasileiro”. Saiba ser crítico e ter vergonha, sim, nos momentos em que o B de burro é carimbado em nossas testas.


5 comentários:

  1. Eu não acho que seja ruim não, se eles até hoje não investiram o dinheiro nos estudos, educação e etc, não seria agora que iriam investir. Tenho certeza que não vai ser por causa da Copa de 2014 que o Brasil vai piorar ou melhorar. ;)

    ResponderExcluir
  2. Bom, concordo e discordo. Veja bem, o fato de até hoje pouco ter sido feito, nao pode ser usado como justificativa para que isso nao mude, ora. E outra, é inegável que um evento desse porte está e continuará trazendo um fluxo de investimentos extraordinario para o país, devido à visibilidade. Se vc, ou qualquer um, acha normal que tudo isso continue ocorrendo como está, na minha opiniao trata-se de conformismo e passividade com a corrupção. Eles já eram corruptos? Sim. Ja havia desvio? Sim. Agora, pra essa Copa, apenas o Maracanã vai ter 1 BILHAO de reais investidos. Imagina o evento como um todo? É a mesma coisa? Claro que naum, ne?

    ResponderExcluir
  3. Realmente, o Brasil irá passar muita vergonha nessa copa, e os brasileiros ainda irão pagar caro pra passar vergonha e continuar no mesmo estado que estão - se não pior, já que qualquer coisa e os impostos já estão subindo.
    Acho que a FIFA já teria tirado a copa do Brasil se tivesse juízo - a menos que eles estejam lucrando com isso também.

    ResponderExcluir
  4. HELUAN: DAS SUAS PALAVRAS FAÇO AS MINHAS,POIS SOU BRASILEIRA COM MUITO ORGULHO;PORÉM NÃO POSSO SER HIPÓCRITA, TENHO VERGONHA DOS NOSSOS GOVERNANTES EM GERAL PENSAM QUE SABEM DE TUDO+NA VERDADE SABEM DE NADA,OS BRASILEIROS VAI SOFRER AS CONSSEQUÊNCIAS É INEVITAVÉL ISSO NÃO É NORMAL,TENHO MINHA OPINIÃO FORMADA GOSTARIA DE PODER FAZER ALGO PARA MUDAR ESTA SITUAÇÃO, SE ALGUÉM TI VER ALGUMA IDEIA MANDA VER. POIS ESTOU POR AQUI...

    ResponderExcluir
  5. Parece que começaram a pipocar as confirmações de vergonha nacional iminente: http://g1.globo.com/economia/noticia/2011/07/governo-admite-que-novo-aeroporto-de-natal-nao-ficara-pronto-ate-copa.html Leiam ai. Eh oficial, ta vendo?

    ResponderExcluir