sábado, 2 de julho de 2011

Banalização da vida e da morte






Cada dia mais presenciamos notícias, relatos, cenas que mostram e refletem uma realidade triste, cruel e aparentemente irreversível: a banalização da vida e da morte das pessoas. As pessoas e toda sua história de vida são resumidas a meras estatísticas.


Em grande parte, a mídia/imprensa é responsável por difundir essa cultura de consumo de informações. Mas estamos diante de um quadro muito mais amplo, é algo que vem de dentro da sociedade. Cada dia mais, os jornais estão noticiando que dezenas, centenas de pessoas morreram, foram vítimas de algo, e tratam disso como algo banal e sem valor. Você já parou e pensou no quanto cada vida dessas vai deixar para trás e o quanto fará falta para diversas outras vidas?

Imaginemos um simples acidente de carro, com 10 vítimas fatais. Aos olhos de um jornal, de um meio de divulgação de notícias em massa, isso é dito em 10 segundos, deixando o X da questão em torno do número e da idade das vítimas. Só isso. Mas cada um desses 10 tem/tinha sua própria história, seus sonhos e objetivos, suas paixões e amores, problemas e soluções, qualidades e defeitos. Cada um desses 10 seres vai deixar um buraco e um vazio na vida de inúmeros outros seres que com ele conviviam. Mas esse tipo de impacto....isso não tem sua devida importância difundida. A morte de uma pessoa e todas as conseqüências que ela obrigatoriamente traz já não importa para a maioria das pessoas, exceto quando é ela aquela afetada pela perda de alguém.
Precisamos ver e lidar melhor com essas informações. Não cabe ao jornal informar esse impacto da morte de cada pessoa para o mundo, isso cabe ao próprio mundo. Jamais veremos um telejornal lamentar pela morte de cada uma das vítimas de um acidente, investigando a vida pessoa de cada um e entrevistando seus amigos e parentes. Não cabe, não é sua função e isso eu nem questiono. Mas os números precisam parar de ter importância maior que as próprias pessoas. Não pode nem deve ser levado a bom termo o fato de que uma vida humana está sendo tirada por qualquer motivo fútil. Um simples olhar torto faz alguém armado atirar em você, e isso não pode ser considerado normal.
Caso eu, você e todos aqueles que tenham ciência disso não mudem toda uma cultura de valores distorcidos, estamos fadados ao fim, um momento frio e triste em que cada vida perdida, cada sonho jogado fora será apenas mais um que se foi, e que é apenas questão de tempo até o alvo vermelho do inesperado apontar para cada um de nós. Uma vida possui muito mais do que qualquer um possa mensurar ou valorar. Valorize.

Um comentário:

  1. Infelizmente assim como a musica de Lenine "Paciência" Mesmo quando tudo pede um pouco mais de calma. Até quando o corpo pede um pouco mais de ALMA. A vida não para..."
    Vivemos numa era onde temos pressa pra absorver tudo, inclusive os sentimentos de forma rápida e indolor.
    ......................................(M.Bezerra)

    ResponderExcluir