sábado, 16 de janeiro de 2010

Natureza contra os pobres?

Nesta última terça feira, 7 de janeiro, aconteceu um dos piores desastres naturais já registrados. Um terremoto de magnitude 7 ( coincidencia ou não com a data) devastou o Haiti, causando mais de 100.000 mortes ( estimativas, pois muitos estão desaparecidos e o número de mortos não para de aumentar). Não sei quem ainda lembra, mas em 2004 um tsunami devastou países da ásia e deixou mais de 250.000 pessoas mortas.

Isso que escrevi inicialmente não passa de textos redacionais de sites de notícias, de jornaisn televisivos....claro que não venho até esse blog trazer notícias, cada um procure seu meio de comunicação preferido e se informe. Mas o que me ocorreu esses dias, ouvindo e lendo sobre mais esse desastre, é como a natureza tem castigado intensamente povos já castigados, devastando países já devastados. Pessoal, o Haiti é uma antiga colônia francesa, um país que já lutava para sobreviver, um povo que não sabe o que é paz nem o que é conforto, nunca soube. Se muitos criticam o nosso país, imaginem um outro país que é dezenas de vezes pior, pois não tem perspectiva alguma de se reerguer, dependendo totalmente de ajuda externa, que é muito pouca.
O Brasil há alguns anos tem estado à frente de missões da ONU no Haiti, tentando amenizar os efeitos da violência decorrente da fome, sede, pobreza.

A minha dúvida é: porque um terremoto desses tinha que acontecer justo em um país que não tem como se recuperar? Se tivesse acontecido nos EUA, por exemplo, pessoas teriam morrido também, claro, mas não ia demorar pra que os estragos materiais fossem reparados e o país superasse a tragédia. Mas alguém acha que o Haiti vai se reerguer? Claro que não! Se antes do terremoto já não havia quase nenhuma esperança, agora com o pouco que eles tinham totalmente destruído...o que será deles?

O tsunami de 2004 devastou países na ásia...mas porque os países mais miseráveis tinha que ser os maiores prejudicados? O maior número de mortes se deu em países miseráveis, onde corpos ficaram espalhados por todos os lados e não havia quem os tirasse de lá. O mesmo que tem ocorrido no Haiti... . O ideal, claro, é que ninguém tivesse que passar por desastres assim, que ninguém precisasse morrer dessa forma, mas todos sabemos que é inevitável. Desastres naturais sempre ocorreram, sempre vão ocorrer. Mas novamente eu pergunto: por que os maiores desastres insistem em ocorrer nos lugares mais pobres e sofridos? A natureza está tentando diminuir o sofrimento desses povos dizimando-os de uma vez? Que saco! É revoltante ver países ricos pensando apenas em economia, em recuperação financeira, em dinheiro, em bancos, e ver outros lutarem pra não precisarem comer carne humana de corpos espalhados pelo chão. Sim! Não estou exagerando, isso aconteceu quando houve o tsunami e isso está ocorrendo agora no Haiti também!

Bom, desabafo feito. E "feliz" ano novo pra todos...por mais irônico que isso pareça ser agora.

6 comentários:

  1. Assim..na minha opnião Luan..essas coisas não tem explicação sabe?você ficar se questionando o porque de tanta tragedias nesses locais tao sofridos..ficamos tristes,com tudo isso sim..nos sensibilizamos..mas são coisas da natureza..e só nosso DEUS sabe as respostas de todas essas perguntas.

    ^^
    ass: Lara.

    ResponderExcluir
  2. Ah, certamente. A gente provavelmente nunca vai saber o pq e talz....mas isso nao muda o fato de que eh injusto. Seja pq for, eu nao consigo não pensar que eh uma grande injustiça.

    ResponderExcluir
  3. foi sim uma injustiça,e porquê não acontecer nos EUA?!bom questionamento,mas são fatos que não conseguimos explicar :SS,e não sabemos os motivos de tudo isso.
    infelizmente todos nós pagamos ,ou seja, até os mais pobres que não tem aonde se manter!
    Mas acho que muita coisa vem por aí,e estamos colhemos o que plantamos,o mais certo seria acontecer com as pessoas que ocasionaram esse desequilíbrio ecológico,mas como eu disse no começo,todos nós pagamos ;/
    Ps:Deus sabe o que faz ;)

    ResponderExcluir
  4. É como diz aquele ditado: "A corda sempre arrebenta pelo lado mais fraco."
    Por mais que os grandes errem e tenham mais condições de se manterem em pé, são sempre os mais fracos ou melhor, os mais pobres que sofrem com isso. Não to dizendo que eles tem culpa pelas ações da natureza não, mas isso pode ser um alerta para eles, sacas? Quem sabe no próximo desastre natural, não seja por aquelas bandas??? Seria interessante vê aquele bando de gente metida a merda tudo aguniado, aperriado, sentindo na pele esse sofrimento. Pode ser maldade minha, mas eu gostaria de ver essa cena.
    Como disseram a cima... DEUS SABE O QUE FAZ!!!
    Beijos amore!!!


    (ahh tem post novo... ;****)

    ResponderExcluir
  5. Ixiii... Acho que eu não sou a pessoa mais adequada pra falar disso, morro de medo das forças da natureza. Mas, essas catástrofes que vêm ocorrendo são consequências da falta de respeito com o meio ambiente, com tendência apenas a piorar, e mesmo assim, a maioria da população pouco/nada se importa. Com a natureza não se brinca, e o ser humano é completamente impotente quando se trata disso. Então, do que adianta desenvolver o planeta, trabalhar para o crescimento econômico, expandir as exportações, etc., se tudo isso só acelera ainda mais o fim de nossos dias aqui na Terra? A natureza suportou nossos maus tratos até onde pôde, agora, ela não aguenta mais e as consequências só estão começando a aparecer: tsunamis, terremotos, tufões, ciclones, furacões, inundações, tempestades, etc. Quem um dia iria dizer que um abalo sísmico seria sentido aqui na Paraíba? Pois é, aconteceu recentemente, e poucos se atreveram a tentar achar alguma explicação. Quem diria que em pleno verão iríamos ser atingidos por tantos raios como aconteceu dias atrás? Ninguém. O clima em todo o mundo está mudando, e muitas pessoas preferem não enxergar tal situação. Se nossa geração já está sofrendo dessa forma, imagine nossos filhos? Porque claro que eu quero ter meus filhos, mas num mundo como esse, será que vale a pena gerar uma criança para vê-la pagar por ações nossas? Eu sempre quis acreditar que essa história de 2012 era apenas crença e nada mais, sendo que de fato o eixo da Terra vai mudar e isso acarretará em grandes consequências para a humanidade. Enfim, será que os governantes mundiais não têm pena da população a ponto de assinar pelo menos um protocolo, na tentativa de diminuir os impactos, que já são irreversíveis? Provavelmente não. Eu só queria saber do que adianta um desenvolvimento industrial tão intenso, se não haverá população para participar disso. Até que pontos as coisas têm que ficar ruim para que mudemos? Cada um deveria fazer sua parte, preservando a natureza!
    Com relação a tragédia no Haiti, foi algo completamente triste, e se tornou mais triste ainda pelo país não ter uma base econômica, política e social fortalecida. Imagina o que é você, do dia pra noite, perder pessoas queridas, e como se não bastasse, perder tudo o que você construiu durante toda uma vida? É muito triste, a pessoa fica sem chão. Se fosse num país desenvolvido, certamente a situação seria outra, com reconstrução imediata. Eu só desejo que essa população arrume forças (só não sei aonde, nem em que =/) para continuar. Porque eles são pobres, humildes, têm toda uma história de vida sofrida, mas são fortes demais! Torço demais pela superação dessas pessoas e desse país.
    Embora eu, infelizmente, saiba que, outras tragédias acontecerão, outros inocentes morrerão, e isso é o mais me deixa em pânico constante!

    Beijo, primo =*

    ResponderExcluir