quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Suicídio - parte 1 de 2 ( debate entre amigos)



Em uma terça feira à noite, aconteceu em uma conversa de MSN. Agradecimento ao meu amigo Daniel pelo debate proveitoso e agradável sobre um tema tão importante. Abaixo compartilho com vocês todo nosso debate. Dividi em 2 posts pra não ficar muito cansativo. A quem possa interessar, usem o espaço dos comentários para opinar sobre o tema e/ou sobre a nossa conversa.

Heluan  diz:
bora?

Daniel.navarro- diz:
Bora simbora
A propósito, bora seria uma forma bem reduzida de "vamos em boa hora"
sabia disso?
:~~

Heluan  diz:
não, achei que era um forma bem pobre do popular abreviar o "vamos embora"

Daniel.navarro- diz:
Então, vamos embora já é abreviação de vamos em boa hora
enfim...

Heluan  diz:
enfim kkkk
o que tu acha do suicidio?

Daniel.navarro- diz:
Em que sentido?
Heluan  diz:
o mais simples
o cara que pensa, e concretiza
vai la e se mata
mas veja bem, eu quero excluir os casos de doença mental

Daniel.navarro- diz:
Porra, o suicídio é ao mesmo tempo uma atitude covarde e corajosa
num acha?

Heluan  diz:
Acho que é exatamente isso que define o suicio. Acho uma atitude bem controversa por ir pros 2 lados da moeda ao mesmo tempo.
mas tu condena? tipo, alguem que não tem nenhum problema ( mental que afete a decisão) e planeja que não quer mais viver.

Daniel.navarro- diz:
Depende do caso...

Heluan  diz:
Melhor perguntando.....vc acha que o cara tem esse direito?
ou deveria ter?

Daniel.navarro- diz:
condenaria se ele tivesse alguém que amasse ele..
ai eu acho sacanagem o cara tirar a vida, pq quem fica sente a consequência da falta
que esse cara vai trazer...

Heluan  diz:
mas todo mundo tem quem o ame. é dificil alguem ser anti social a esse ponto

Daniel.navarro- diz:
Rapaz, nem todo mundo...
Tem muita gente alone pelo mundo.

Heluan  diz:
mas é um entre muitos. não é a regra....
Daniel.navarro- diz:
exatamente não é regra

Heluan  diz:
e se o cara chega e argumenta: "ora...a vida eh minha. quem pode decidir sobre ela sou eu...."....e ai?

Daniel.navarro- diz:
mas como diz na matemática, a condição de existência implica em pelo menos 1 elemento
Ah, isso é verdade.
A vida de fato é dela
Por mais que vc impessa
mas se ele tiver decidido mesmo
ele vai tomar essa atitude
que só poderá ser mudada
quem sabe, com uma conversa
bem convincente..
que faça o cara mudar de ideia.
Implantar um novo horizonte pra esse indivíduo
só que, talvez ele nem sequer queira saber da existência desse "novo horizonte"

Heluan  diz:
tu sabe que a lei, o Estado, proibem o suicidio e tb quem ajuda ou incita. Mas e ai? Eh um caso curioso. Se o dito cujo estiver decidido e quiser pq acha justo tirar a vida.....se ele não sente motivação pra viver.....eu me questiono até que ponto a consequencia indireta do sofrimento da perda dos que ficam, pode se sobrepor ao direito de ele nao querer viver uma vida que não o satisfaz.

Daniel.navarro- diz:
Cara, é aquele lance né... Nem sempre a lei está ai pra te privilegiar
ela privilegia crianças, mulheres...
então se um pai covarde quer tirar a vida, acho que a lei o impede por isso também
as vezes a lei tem que ter coração
hehe

Heluan  diz:
Aquele papo demagogo de tentar impedir um cara numa situação dessas usando a fé como arma e tentar ameaçar o individuo, eu considero injusta. "Ah, quem se suicida vai direto pro inferno." Se eh pra tentar mudar a visão de um sujeito nessa situação, acho que é fundamental vc procurar entende-lo, e não fazer ele se sentir culpado. Que vida é essa que vc ta "oferecendo" a ele?

Daniel.navarro- diz:
Ah, verdade..
concordo contigo.
É tipo querer dizer a uma criança que tá com fome na áfrica que se ela não quiser comer cacto, tem merda disponível pra ela.
sei lá.. algo mais ou menos assim.
Eu acho que quando vc é uma pessoa que se importa com alguém, vc consegue alterar esse quadro
mas tem que ser alguém que se importa mesmo
num pode ser nada neutro.
Se você visse um desconhecido tentando suicídio, vc até poderia mostrar pra ele n argumentos para ele não fazer aquilo
mas vc nem o conhece...
então as chances de vc tentar reverter esse quadro deve ser bem complicado

Heluan  diz:
Esse exemplo do pai de familia, eu entendo. Mas vamos pegar um caso hipotetico. O cara é pai de família e tem toda uma vida social. Mas ele chega em um determinado momento que não sente prazer em continuar numa vida rotineira, sem perspectivas de futuro melhor e coisa e tal. Ele vai e planeja um suicidio. Mas calma.....ele não vai fazer de forma aleatoria. Faz todo um planejamento ( sério, isso ocorre MUITO), prepara tudo pra que aqueles que dependem dele não sofram ( no sentido objetivo) com sua ida, deixando meio que "cada um segue seu caminho". E ai?

Daniel.navarro- diz:
Mas a maior riqueza não é dinheiro nem bem materiais
eu acredito que quando um ente querido seu morre
vc daria todo dinheiro do mundo
para tê-lo de volta
é algo que, ainda bem, não passei por isso ainda.

Heluan   diz:
Mas foi decisão dele, não minha kkkkk  tudo bem, mas e se ele nao quer ser "tido de volta"?

Daniel.navarro- diz:
Mas creio que se minha mãe, um irmão meu ou meu pai morrerem...
O sentimento de flashback vai ser algo que vai martelar minha cabeça as vezes...
Eu tou entendendo o que vc quer dizer
é mais ou menos como fazer uma analogia do seguinte tipo:
Eu quero viajar.

Heluan  diz:
Porque existe uma diferença entre o seu ente que morre.....e aquele que opta por morrer. Ate que ponto voce tem direito de "trazer ele de volta, se pudesse"? Em tese, nada mudaria, ele continuaria insatisfeito e acabaria se matando de novo.

Daniel.navarro- diz:
e quero morar longe daqui sem voltar por data determinada.
e meio que sem me importar com quem vai sentir minha falta
Uma pessoa que não se importa com quem ama ele
realmente nem merece viver
eu sou a favor da morte de um sujeito desse
Porque, qual seria o sentido da vida dele?
ele seria apenas mais um animal com vontades instintivas pelo mundo.
não iria contribuir com nada
não iria ser motivado por nenhum sentimento
se nem os filhos dele poderia impedir a morte dele
Então isso é algo bem covarde.... na minha opinião.

Heluan  diz:
Tudo bem, entao deixa eu mudar a abordagem. Vou adentrar nesse mundo exemplificativo. Veja só
Eu, Heluan, estou planejando um suicídio há 3 anos e meio. Estou planejando, pensando em diversas formas de como vai acontecer o momento "X", de forma que seja o menos traumatico e menos chamativo para os meus parentes. Estudei formas e formas de fazer um suicidio, ser discreto.
Mas isso é a parte A do plano.
Ao mesmo tempo tento planejar uma forma de amortecer o impacto, não da minha ida em si, mas da minha decisão em ir naqueles que ficarem. Não deixar alimentar especulação sobre culpa de A ou de B, ausencia de C ou D.
Voce pode dizer honestamente que eu não me importo com as pessoas que eu amo e que me amam? Voce pode dizer, honestamente, que eu vivo apenas instintivamente? Com a palavra... =x

Daniel.navarro- diz:
Olha, primeiramente eu perguntaria a você, Heluan.
Qual seria a motivação
dessa causa?
Ninguém faz nada aleatório.. Vou me matar por matar.. Pra que?

Heluan  diz:
A motivação seria justamente a falta de motivação. Não sentir o prazer suficiente pra ter que viver por viver, lutar por lutar, brigar por brigar. Olhar o mundo ao redor e não sentir que vale a pena.

Daniel.navarro- diz:
Sabe, a vida não é um jogo pronto.
Ela é uma plataforma
é como se a vida fosse o video-game

Heluan  diz:
Quero sua opiniao e uma simulação de como vc reagiria. Afinal, eu estou te contando: eu vou me matar, fato. Ainda nao decidi quando e como, mas estou em fase de planejamento. E ai?

Daniel.navarro- diz:
mas o jogo, quem faz é você!
Então a plataforma existe, ela tá ai.. tem alguns bugs
vc não precisa compreender
mas vc pode moldar o que vc tem


Heluan  diz:
gostei da analogia  kkkkk

Daniel.navarro- diz:
de forma que vc pode encontrar uma boa razão para continuar vivendo.
Então eu mostraria a essa pessoa confusa
que desejaria se matar, primeiro parabenizar pela coragem
pq saber que vai perder todas as informações coletadas em vida
é algo que exige muita coragem
eu não teria.

Heluan  diz:
Certo, eu te responderia que eu já procuro há 22 anos ( minha idade), mas essa razão não me aparece. Claro que certas coisas causam alegria e excitação, mas nada que motive a longo prazo.

Daniel.navarro- diz:
Segundo, mostrar que vc pode ser feliz de n maneiras
onde n tende a infinito
hehe

Heluan  diz:
Bom, como sei que meu pai estará lendo isso aqui, quero só reiterar que essa conversa é uma abordagem beeeem hipotetica e eu estou apenas tentando simular a cabeça de um pretenso suicida kkkkkk

Daniel.navarro- diz:
Mas a alegria...
não é uma constante
ela é um momento
isso vc deve saber, claro.
mas não busque a felicidade como uma bandeira
em que vc vai colocar no seu quintal e pronto
num preciso mais de nada
sou feliz agora!
XD~
não é assim...
vc vive para ter momentos felizes
momentos engraçados
ter raiva tb
como eu tive hj ao pagar 907 reias do cartão do banco

Heluan  diz:
eu diria que a felicidade, conceito mais amplo, é o momento. Muita gente perde tempo d+ buscando a felicidade como se ela fosse um destino, a linha de chegada. Voce vai esperar morrer pra ser feliz? Tem que ser feliz no agora, pra poder usufruir dessa felicidade amanhan.

3 comentários:

  1. Vamos viajar kkkk(falei no sentido engraçado e nao no sentido de morte)Daniel tem razão em dizer que a vida é como um video game, não que a gente leve na brincadeira mas que seja composta de obstáculos pra qualquer ser humano!E o que torna a vida mais gostosa de ser vivida é esse caminho que a gente percorre de uma dia esta feliz outro esta de mal com a vida, teve raiva de alguém ou algo etc.Mas que tudo isso faz parte da nossa vida e os obstáculos existem para ser encarados e não um motivo de desistencia de viver!Imagina se tivéssemos apenas alegrias?Seria terrível, ia virar uma tristezakkkkk Na Bíblia tem q no começo do mundo quando Deus criou o ser humano não havia problemas, Adão e Eva vivia no paraíso em que eles andavam nus não tinha violencia nem pecado e como um casal como muitos se amavam!Mas quando a serpente soprou no ouvido dela dizendo que era pra comer a fruta proibida dai vieram os pecados e eva foi castigada por isso, não so eva mas adão tb!Adão teve q começar a trabalhar pra tirar sustento do seu suor, eles começaram a se sentir envergonhados por estarem nus e assim perderam a inocencia!Mas voltando ao assunto...se até Deus passou por problemas, ele q é tão poderoso, até ele passou por problemas foi crucificado, perseguido e não desistiu!Então é como Daniel diz, riqueza não é fundamental para ser feliz, ajuda muito mas não é essencial!Eu fico impressionada que pessoas extremamente ricas se suicidam quando perdem tudo, por exemplo, essa enchente que houve em alagoas teve um empresário que perdeu tudo do dia pra noite pq a chuva acabou com o unico meio de sobrevivencia dele(loja de carros).Acho q não precisava de tanto, Deus nos deu a vida pra ser vivida e uma dia sabemos que todos nós iremos morrer e temos que deixar acontecer naturalmente!Pessoas que tem vontade de se matar simplesmente não avisam a ninguem e tipo fazem uma despedida depois ou nem isso, como o palhaço pipoquinha que tinha depressão por ter perdido um filho e ele ja vinha tramando quando chegou uma dia que desistiu de viver!Então eu fiquei pensando ...um palhaço que trazia tanta felicidade, diversão para as pessoas era tão triste!È difícil julgar alguém pois cada um tem um motivo de tristeza mas uma coisa tenho certeza precisamos amar e viver nossa vida como se não houvesse o amanhã e amar as pessoas ao redor tb!E o primeiro de tudo amar a Deus pois não estamos aqui por acaso nem vivemos por acaso!

    ResponderExcluir
  2. Utilizar o video game como analgia foi mto massa!! kkkkkkkkkk
    Não concordo que o suicidio seja um contraste de coragem com covardia, e sim, 100% covardia. Pois, aquele que desiste no meio de um jogo de video game, não pode ser considerado corajoso, e sim, covarde. Se tah cansado de jogar agora... vai durmir um pouco, relaxa... e volta pra batalha. Axu q a vida deve ser incarada assim msm!! Tem tantos exemplos de pessoas que se encontram em situações bem piores que a nossa, pode ter certeza que tem, e ainda assim conseguem ser felizes.
    O grande problema eh q o mundo tah todo virado, o sistema tah fazendo com que os verdadeiros valores sejam colocados de lado, e o mais triste eh q tah afetando inclusive os que deveriam fazer diferente: Os "mensageiros de Deus". Muita gente se diz de Deus mas soh sabe acusar e julgar, e esquecem que foram chamados para amar e divulgar o amor de Deus. Mas tudo isso é pra se cumprir o que disse Jesus: "Nos últimos dias o amor de muitos esfriaram".

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo Braulio, uma honra ter sua visita aqui no Blog. Peço desculpa pela demora em responder, mas aqui estou. Humildemente eu discordo do que você disse. Eu entendo que é sua opiniao, e acho bem pertinente. Mas dizer que o suicidio é 100% covardia, eu acho muito arriscado e, se me permite, muito injusto. Ora, você está aí, bem, feliz, com seus problemas no dia a dia mas bem, saudavel. Não tem como você apenas "supor" ou se colocar no lugar de alguem na situação oposta. Vc teria que vivenciar e então poderia me dizer tudo isso. Apenas quem sabe a frieza e solidão do fundo do poço pode dizer se é ou não uma atitude covarde. Mas em breve vou fazer um post sobre esse assunto, dessa vez apenas minha opinião sobre o tema. Fica a vontade pra replicar, treplicar, o que for. Grande abraço

    ResponderExcluir