quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Conseqüências x Fases



Em meus 22 anos de existência, muitas vezes me perguntei o motivo de certas coisas acontecerem comigo, e muitas outras o motivo de não acontecerem. Qual o segredo, qual o motivo, qual a senha?
Hoje eu posso responder para mim mesmo algumas dessas indagações, claro que sem jamais ter uma certeza absoluta, até porque um conceito pode ser relativo a várias pessoas e grupos sociais. Acho bem curioso acompanhar, mesmo que a certa distância, o argumento das pessoas que seguem alguma religião. “Argumento” não é a palavra, pois a maioria deposita em seu “Deus” a resposta para tudo sem saber nem procurar o porquê. Nada contra, apenas não sigo essa linha. Outras pessoas já usam elementos de certa forma até míticos para justificar os acontecimentos em suas vidas, passeando pela numerologia, superstição, crença em divindades da natureza, etc.
Para ser bem honesto, ainda busco muitas respostas para os motivos de tudo que acontece ao meu redor, seja diretamente relacionado a mim, ou puramente fatos que não me afetam diretamente mas que atrai minha atenção. Neste mesmo blog, em janeiro deste ano, questionei o motivo de que certas tragédias insistem em acontecer nas regiões que mais são incapacitadas para terem uma recuperação, caso foi o Haiti em janeiro. Temos muitos e muitos exemplos, onde até mesmo em países ricos, como os EUA, o furacão Katrina atingiu Nova Orleans, uma região pobre e de certa forma marginalizada daquele país. Lembro que muitas pessoas responderam esse meu questionamento com frases do tipo: “É a vontade de Deus. Ele sabe o que faz.” Bom, eu simplesmente não consigo nem quero conseguir aceitar tudo que acontece como sendo algo aleatório e fora de meu pequeno controle, seja isso algo bom ou não.
Para ser mais direto, eu questiono: se, na visão de algumas pessoas, tudo de bom que acontece é “graças à Deus”...por que as coisas ruins que  acontecem não são “culpa de Deus”? Parando para analisar esse questionamento, eu chego à conclusão de que a visão de “deus” que muitos têm, é totalmente distorcida. A maioria se apega ao lado bom, tirando de si todos os méritos por qualquer coisa boa que venha a conseguir, mas para tudo de ruim que se faça ou receba, a culpa é exclusivamente sua. Conseguem ver a incoerência aí? Prefiro valorizar mais os dois lados dessa moeda. Escolho assumir as conseqüências pelas minhas escolhas, sejam elas posteriormente boas ou ruins, mas foi de mim que partiu a ação ou omissão que me fez ganhar ou perder algo, não culpo ninguém, mas também não transfiro o mérito das glórias.
Ao mesmo tempo, posso afirmar que sei o quanto isso parece contraditório, não consigo ignorar que a vida é toda feita de momentos, de fases. Alguém consegue negar que em certos momentos da vida, uma certa combinação de fatos adversos se destaca? Já em outros momentos, as coisas parecem “dar tudo certo”, não é? Chega a ser sufocante você se esforçar em fazer escolhas certas e bem pensadas, mas o inevitável acabando a te atingir de alguma forma. Chega a ser frustrante ver pessoas boas que se esforçam, são honestas, lutam, mas são atingidas por infortúnios aparentemente aleatórios da vida. Você acha isso justo? Se é esse o Deus em quem você tenta desesperadamente justificar as adversidades, e no qual se concentra todo o mérito por algo de bom em sua vida, então me exclua desse grupo.
Não queiramos misturar as coisas. Não venho aqui pregar o ateísmo, que por sinal respeito os adeptos e suas escolhas tanto quanto os religiosos, venho tentar, mesmo sabendo que para alguns é inútil, valorizar um pouco as nossas escolhas. Você que está lendo, pense nisso: cada ação, omissão, pensamento, idéia sua....tem conseqüências na sua vida. As coisas boas e ruins não acontecem por acaso, elas se originam, como a água de um rio, de uma fonte. Essa fonte é você. Claro que isso implica em uma maior responsabilidade da sua parte, pois você também é o responsável em caso de conseqüências negativas. Se quer os prêmios pelas conquistas, arque com as penas dos fracassos. Você é importante, não se considere jamais um mero instrumento ou um fantoche que reflete a vontade de outrem, pois o livre arbítrio é pregado, inclusive, pelos que crêem em Deus.
Todos nós temos um grande aliado e um grande inimigo, inevitavelmente: é a nossa mente. Através dela você pode seguir um caminho que traga bons frutos, mas também a depender da forma como você a manipula, sua mente pode te transformar naquilo que você combate. Daqui em diante, “pense duas vezes antes de dizer, fazer, pensar algo”.

10 comentários:

  1. Concordo com vc quando contestou q as pessoas dizem q Deus quis q fosse daquele jeito quando acontece alguma tragédia, na verdade Deus não quer nada ruim pra ninguém entretanto Deus castiga as pessoas pelos pecados cometidos!Errar é humano mas continuar no erro é burrice!!!O fato de ter acontecido essa tragédia no haiti e em new orleans é algo que está acontecendo com frequencia(terremotos, enchentes,dilúvios etc)isso tudo é a revolta da natureza contra o próprio ser humano!O ser humano desmata, expulsa os animais de seu habitat então temos descontroles climáticos, ninguem sabe quando é verão e quando é inverno!
    Em relação a crença em Deus, não acho certo as pessoas envolverem o nome de Deus nessas tragédias, realmente não tem nada haver!Embora muitos crentes me falaram que aquela região foi destruída porque as pessoas praticavam muito vodoo la...mas não boto fé, se fosse assim seria a causa de ter acontecido em new orleans também!Eu atribuo culpa ao próprio homem de estar fazendo coisas erradas ao meio ambiente!

    ResponderExcluir
  2. O mundo as vezes prefere acreditar que Deus não existe, um bom exemplo é o Natal...há uma personagem figurada que é o Papai Noel ora se a comemoração é do nascimento de Cristo então pq essa figura ocupa o lugar de Deus no Natal?A festa de natal é em homenagem a Cristo e não a papai noel, um ser q este nunca existiu!!E o nascimento de Cristo não é em dezembro mas sim por meio de junho ou julho...enfim, as pessoas duvidam dda existencia de Deus por elas nunca terem visto,mas ninguem nunca viu e a quantidade de crente aumenta a cada ano mesmo assim!Vc sente o vento né?Mas não vê, do mesmo jeito é com Deus não precisamos ve-lo mas sentir e so quem senti é quem tem fé e acredita nele mesmo sem nunca ter visto!Será que esse mundo iria surgir do nada?Deus criou tudo isso em 7 dias pra cada um de nós, nada surgiria do nada!

    ResponderExcluir
  3. Não tem aquele ditado que diz "O que a gente planta a gente colhe", as coisas ruins tb não vem por acaso na vida de alguem!Se alguem roubou, matou qual o resultado dessa pessoa?No minimo a cadeia, no maximo o inferno!Uma pessoa dessa Deus não vai querer no céu, imagina um ladrão no céu?
    Tem outro ditado tb que diz "Deus escreve certo por linhas tortas", Deus as vezes manda algo ruim para nós mas que no fim nos livra de uitas coisas!As vezes a gente teima em fazer algo e que não da certo e depois quando a gente ve toda nossa teimosia foi pro ralo e virou uma vantagem não ter dado certo!Ou pode ser diferente, a gente não se importa com muitas coisas e acaba vindo a consequencia disso!Então tudo na vida é equilíbrio, nada demais nada de menos, tudo na medida!Não sei se vc entende o que quero dizer....

    ResponderExcluir
  4. Eu até compreendo seu posicionamento, Germane. Eu conheço você e sei que é uma pessoa religiosa e que segue essa linha de raciocinio, ou de pensamento, como queiram. Mas você acabou fugindo ao que eu propus. Eu ouso dizer que você acabou, não julgo a sua intenção, por fazer uma grande pregação sem se ater ao tema propriamente dito. Em alguns pontos eu realmente concordo com você. O ditado "a gente colhe o que planta" resume bem minha ideia com o texto. Mas eu convido, com esse texto acima, a todos que estiverem lendo a refletir, a fazer uma autoreflexao e ver se em algum momento esteve culpando algo ou alguem, ou até mesmo o destino, o azar, a sorte, Deus. Minha ideia é, na verdade, atentar todos para o seguinte: somos portadores de uma vontade de escolha. A partir disso, a gente adquire beneficios....mas também responsabilidades. Se você faz algo de bom, colha seus frutos e se alimente. Se você faz algo ruim, pague a sua respectiva pena. Simples assim. Abraços

    ResponderExcluir
  5. Sim certo. Religião oprime o homem, vc acha que algumas religiões está certa em fazer com que seus fiéis retirem seus órgãos genitais para nao fazerem sexo?Será que Deus quer isso?Que eu saiba isso Deus não quer que a gente faça e não tem na biblia, mutilação nao vai salvar ninguem!Então as pessoas se recusam e evitam a ler a Bíblia e cometem atos que nem Deus quer!Já os mormons não tomam café e são contra o uso de anticoncepcionais, café não faz mal a ninguem a nao ser q seja tomado em demasia e o uso de anticoncepcionais é necessário para q não nasça 1 penca de filhos e os pais nao tenham condiçoes de criar!Então ha certas religioes, superstiçoes que nos priva de certas coisas q são necessárias e q Deus nao tem nada haver com Deus!

    ResponderExcluir
  6. desculpa errei no final..è NÃO TEM NADA HAVER COM DEUS!

    ResponderExcluir
  7. Sem problemas, geh. Olha só, eu concordo com isso que vc falou. Mas veja bem, tente acompanhar minha linha de raciocinio. Assim como, no exemplo citado por vc, essas pessoas que não tomam anticoncepcionais ou tem os orgaos genitais dilacerados não deveriam culpar a seu deus pelas consequencias desses atos, quando qualquer pessoa alcançar alguma conquista, não pode creditar todos os méritos na conta "dele". Entende? Porque se for pra fazer desse jeito, o bom é com ele e o ruim é com a gente, seria uma tarefa muito boa. Pegando um pedaço do filme "Todo Poderoso", eu queria que me dessem poderes pra criar um mundo e tudo o mais para depois disso apenas as coisas boas serem atribuidas a mim. Seria mt facil! Então pra quem acredita em, seja qual for, Deus/deus, deem mais valor as suas ações, pois ela tem um peso e uma responsabilidade grande. Não queira se esconder na sombra de deus, assim como também não esconda suas virtudes nele. Você é parte desse mundo, então valorize isso com responsabilidade.

    ResponderExcluir
  8. Sim concordo com vc, mas Deus so nos quer bem e nos proporciona coisas maravilhosas!!!Voce acha que tudo q acontecesse de bom seria apenas por causa de nossos atos?Por exemplo; se uma pessoa sofresse um acidente e as chances de sobreviver fossem 1% e de repente a pessoa sai daquele quadro pra uma melhora e capaz de viver mais anos...vc acha q isso não é Deus?A gente esta vivo pq ele quer, se ele nao quisesse nao estariamos aqui!

    ResponderExcluir
  9. Me vejo obrigado discordar de voce, geh. Olha, isso tudo que vc disse só faz sentido para quem acredita em deus, ora. Percebe isso? A questão é: vc consegue ou vc NÃO consegue lidar com os pensamentos diferentes? Mesmo aqueles que acreditam em deus, podem pensar diferente de vc. Essa concepção de que Deus é responsável por tudo e apenas coisas boas é sua, sua crença, sua fé. Isso não torna a fé e crença de outras pessoas melhores ou piores, mais certas ou mais erradas. Apenas cada um acredita no que quer, cabendo à gente respeitar e torcer para que aquela pessoa alcance seus objetivos ( dentro do aceitável). Eu não acho que tudo que acontecer de bom em minha vida é mérito de deus. Assim como não vou culpa-lo ( mais....) por coisas ruins que venham a me acontecer. O fascinante da vida é você conhecer as diferenças, os diferentes, e extrair o que puder disso tudo. Tenha muito cuidado para não se fechar numa casca ideológica e extinguir do seu mundo intelectual e de crença todos aqueles que acreditarem em algo diferente. Pois o inverso também pode acontecer, e aí estaríamos regredindo séculos na história. Think about it, prof de ingles. Bjao

    ResponderExcluir
  10. ok darling!Eu realmente tenho uma opinião diferente e é como vc diz; isso q falei so faz sentido para quem acredita em Deus!Se existe a Bíblia om certeza não é a toa, as pessoas não leem!Eu ja frequentei muito a igreja catolica assim como algumas amigas e a conclusão q eu e muitas tiraram é que o padre fica horas falando, falando e a gente não aprende nada de Deus e muito menos faz o que ele quer!Eu nao vejo graça mais em ir a missa de uma igreja catolica, outra vez fui a 1 igreja catolica as pessoas estavam com a garrafa de agua na cabeça agora pra quê eu nao sei....
    Então não é q eu me feche numa casca ideológica, eu leio a Bíblia q é prova que Deus existiu realmente e la nao eta escrito coisas que varias religoes fazem!E o que eles fazem nao adianta, pra mim nao adianta pq não existe de acordo com os mandamentos de Deus!Eu sei o q vc quis dizer, eu tb nao culpo Deus por coisas ruins q ja me aconteceram mas eu sempre penso q nao foi em vão ter acontecido!As vezes a gente pensa em fazer algo e de repente nao da certo mas Deus sabe de todas as coisas e nos livra de outras coisas piores!O protestantismo vem crescendo cada dia mais e mais e isso aterroriza outras religioes por estarem perdendo fiéis e isso é um bom sinal!A chamada igreja dos intelectuais que faço parte segue uma linha de crença diferente é toda de acordo com a Bíblia e essa igreja teve inicio nos Estados Unidos. Na Bíblia tem que nem aqueles que se dizem acreditar nele vai entrar no reino dos céus porque não conhece a palavra dele ne faz o q ele manda!Eu nao discrmino e nem desrespeito as pessoas q pensam diferente mas eu nao seguirei nunca, porque eu sei a verdade e a verdade está na Bíblia.
    thanx to talk about it!a big hug!

    ResponderExcluir