quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Homens e Mulheres: confiança, respeito e apoio



Final de ano vai se aproximando e temos um fenômeno repetido e já característico nessas épocas de festas: traição, brigas, desentendimentos entre os casais. Para as mulheres: homens não prestam. Para os homens: o ciúme delas sufoca e praticamente os joga para quem estiver por perto. E aí, quem está com a razão? Hoje eu venho levantar um tema que considero muito importante para homens e mulheres, que é o ciúme e a traição, mostrando que há uma relação entre eles e opinando sobre causas e soluções.
Parando para analisar um relacionamento moderno entre um homem e uma mulher (não estou excluindo do tema os homossexuais, acontece apenas que as características variam entre os tipos de casais, mas parte do que falarei abaixo pode ser aplicado aos casais homossexuais) é bem fácil de identificar elementos que podem ser apontados como causas e possíveis futuras causas para o fim daquele relacionamento. Vamos analisar o que acontece no cotidiano da classe média, alargando a abrangência dos exemplos com a realidade de quem está lendo.
E necessário que as mulheres que estejam lendo este texto, possam abrir a mente um pouco e fazer uma reflexão, não necessariamente concordando ou discordando com nada do que digo, e tentar observar melhor as suas atitudes dentro de um relacionamento, pois, ouso dizer, muitas vezes é a própria mulher que, no acúmulo de atitudes, acaba por desestabilizar os elementos fundadores da relação. Olhando para a vida prática, imaginemos que em uma sexta-feira o parceiro queira se reunir com amigos do trabalho, tomar uma cervejinha. Qual é a reação padrão de uma parceira? Podem visualizar o mesmo que eu, certo? É comum que a primeira reação de uma companheira seja perguntar: para onde, com quem, que horas volta. Mas é mais comum ainda que após o parceiro responder a todo este interrogatório, ela rebata: “você está mentindo, tem mulher (para não utilizar o termo que é usado) no meio.”. Alguém ousa discordar que isso não é comum acontecer?
Mulheres, venho aqui para lhes revelar o que nós, homens, pensamos quanto a isto, e o que acho que seja o mais correto. Lembrem....o que ACHO mais correto.  Poucas irritam mais um homem do que ser acusado de algo que não fez ou não pretendia fazer, isso é fato. Antes de acusar de qualquer coisa, você precisa dar o voto de confiança, ora. Que tipo de relacionamento vai resistir muito tempo se em todos os momentos que o casal sair separado, um deles (quando não ambos) ficar questionando a palavra do outro? Se eu digo que vou sair com meus amigos sexta-feira para tomar cerveja e relaxar, você me deve essa confiança, como minha parceira e companheira. Pense: eu te dei motivos para duvidar disto? Se sim, tudo bem, ta explicado. Mas normalmente não é isso que ocorre.
Um dos maiores problemas que eu vejo hoje nos casais, é que o sentimento de carinho e cuidado vai se transformando em sentimento de posse. E isso, meus caros, é o tiro no pé para todo e qualquer relacionamento. Você não tem o direito de impedir seu parceiro de sair, você não tem o direito de proibi-lo, oras. Claro que se o casal está junto, então características de afinidade eles possuem para terem começado algo juntos. Eu entendo que em muitas pessoas existe uma insegurança muito grande, mas isso é algo que deve ser trabalhado diariamente por você e para você. O homem quer uma mulher que compreenda suas vontades e seus desejos sem acusar precipitadamente. Vocês acham mesmo que TODAS as vezes que um grupo de homens sai é para “pegar” mulheres? Então usem a cabeça e vão ver que em boa parte das vezes são vocês que criam a vontade e necessidade de uma terceira via, quando não de simplesmente terminar esse relacionamento já condenado.
Preciso lembrar que o homem, seja mulher ou homem, é um ser social, que precisa de interação e convívio. Se você, homem e mulher, procura alguém para vegetar ao seu lado, esteja preparada (o) para as conseqüências dessa privação, pois não é mais uma questão de vontade, mas de necessidade. O mesmo eu digo para os homens. Acho que deixando de lado a traição, o sentimento de posse é bem maior no homem para com sua parceira. Pessoal, se a sua parceira disse que vai a uma festa com as amigas, e nenhuma vai levar os respectivos parceiros, POR QUE você vai fazer questão de estar lá, junto a ela? Precisamos saber respeitar os limites de uma vida “a dois”, pois é impossível uma vida ser 100% conjunta, pois a realização de uma pessoa está em muito mais que apenas o âmbito familiar e amoroso, mas alcança o lado profissional e suas amizades.
Acho muito elogiável algumas atitudes de homens e mulheres, que conheço, para com seus parceiros. O parceiro quer reunir os amigos em casa, fazer um churrasco, tomar suas cervejas, falar de futebol, política, mulheres bonitas. Isso é um exemplo extremamente comum de acontecer ao nosso redor. Mas vamos aos casos distintos. Podemos encontrar uma parceira que, sabendo da idéia desta festa, começa a interminável avalanche de reclamações, xingamentos, acusações. “Ah, a casa também é minha e não quero som alto!”, “Ah porque seus amigos são todos cafajestes”. Temos também a parceira que não expressa o seu descontentamento, fazendo com que o ambiente faça o serviço por ela; ficar emburrada, sem falar por uma semana, tratando mal os convidados, indo para a casa da mãe. Mulheres, vocês REALMENTE acham que algo de bom vai resultar disso? Conheço um casal que ao passar pelo exemplo acima, o que acontece é que ela, a parceira, fica feliz, isso mesmo, feliz, por seu parceiro estar em casa, seguro (e longe das ameaças...) e perto dela. Quando ele quer realizar algo do tipo, ao invés de reclamar, ela prefere ajudar a preparar tudo, servindo junto a ele os convidados e tornando o ambiente mais agradável! Ou então, quando o parceiro vai com os amigos para algum lugar, ela não questiona o que ele diz, não o acusa nem insinua, e ainda pergunta: “se for tiver bebido muito, liga que eu vou te buscar”. Sabe o que é isso? É apoio, é ser companheiro. Isso é o SEGREDO para trazer seu homem de volta para casa por livre e espontânea vontade. Com uma mulher dessas, por que o homem vai se interessar em sair com os amigos para “pegar” mulheres? A mulher que, nos dias de hoje, for esperta, tem seu parceiro na palma da mão. Confiança você conquista do seu parceiro, não impõe.
E aos homens fica também a mesma crítica. Se sua parceira quer sair com as amigas, pare de imaginar besteiras e dê-lhe apoio. Ofereça ir buscar posteriormente em caso de bebida, esteja presente caso ela te procure. Os dois sujeitos de um relacionamento precisam encontrar um equilíbrio na convivência, sustentando tudo isso em confiança, respeito e apoio. Com isso, todo relacionamento tem tudo para dar certo no que depender das ações dos seus componentes. O resto, é mera questão de aleatoriedade da vida e de caráter ( ou falta de) de um ou ambos os parceiros. Passei por estes mesmos problemas para hoje poder vir aqui e lhes dizer o que disse. Agora é viver e lutar, dia após dia, para concretizar o que esses ideais expostos acima tentam ensinar. 


Obs.: Eu só queria atentar para o fato de que é desnecessário ter ciúmes de alguém que você confia. Se todos parassem para pensar, perceberiam que hoje em dia, mais que nunca, homens e mulheres já possuem independência financeira e social, podendo entrar e sair a QUALQUER hora de QUALQUER relacionamento. Então ao invés de se preocupar com isso, gaste suas energias na concretização daquilo que você possui agora, e não em um medo sem fundamento que nada de fruto vai te trazer. Pense nisso.

12 comentários:

  1. Nos Estados Unidos o índice de separação é maior que de casamento ,é triste pois é resultado de uma sociedade capitalista e fria onde os sentimentos são deixados de lado!Há empresas que apenas admitem pessoas solteiras pois este pode viajar sem ter responsabilidades com família, não concordo com isto pois quando este começa a constituir familia(filhos etc)eles colocam o trabalhador pra fora e na hora em q ele mais precisa de renda!Então este trabalhador nunca poderá ter uma família!
    Acho que não há problema do namorado sair pra beber co os amigos,mas pq nao levar a namorada se não vai haver nada demais....é dificil um homem sair com os amigos para beber e não aprontar uma!Primeiro pq o alcool deixa qualquer um inconsciente então qualquer coisa q ele faça ele pode não lembrar depois!Relacionar-se com alguém é muito mais do que apenas abrço, beijos etc é ter responsabilidade, respeito etc!Confiança é tudo no relacionamento, mas como que uma menina confiará no parceiro que pegou a amiga dela?Ou quando o parceiro sai correndo no assalto e deixa a garota sozinha?Acho que o homem que queira ter relacionamento sério primeiramente tem que ser homem de VERDADE, homem com H, e ter maturidade para se responsabilizar por alguem senão não assuma nada!Melhor não assumir nada do que fazer pessoas sofrerem!concordo quando disse q hoje em dia homens e mulheres podem entrar e sair de qualquer relacionamento embora eu ache isso friamente capitalista mas certas oportunidades de achar a pessoa legal e certa não se deve passar!Homens geralmente não fazem esta diferença entre mulheres, acham q todas são iguais por isso é muito fácil sair com uma agora e depois sair com outra daqui a 2 segundos!Isso é um pensamento totalmente machista, muito presente na sociedade,é uma pena pois nenhuma mulher na face da terra vai aceitar estes e outros comportamentos!A não ser em Marrocos, em Marrocos é possivel um homem ter varias mulheres mas estamos no Brasil e isso legalmente não é aceitável!

    ResponderExcluir
  2. È muito difícil viver a 2 atualmente pois o capitalismo exige muito de nós e não temos muito tempo pra família, familia é a base de tudo!Quando alguem fica doente a familia(pai, mae) que acode, então o ser humano não foi feito pra ficar só!Eu acho importante todos constituirem uma familia, e quando a mae, o pai morrer?O que sobra é a familia(marido, esposa, filhos, netos etc). A sociedade esta cada vez mais solitária, não é á toa que os casos de depressão aumenta...
    Em relação a confiança, os atos falam mais q palavras e dizem quem realmente somos nós, então certas atitudes são inaceitáveis no relacionamento trazendo desconfiança, desrespeito etc. E outra, quando vc disse q tanto homem como mulheres tem independencia financeira para entrar e sair de um relacionamento acho que não seja tão fácil assim...porque envolve muitas coisas!Meu tio foi casado durante varios anos e ele construiu uma vida com a ex mulher dele fora as filhas que eles tiveram, então quando se separaram quem mais sofreu foram os filhos e logo depois ele estava com outra!Ele quando saiu de casa a mulher ficou com tudo, ele saiu sem nada ou seja na separação a mulher tem direito a muitas coisas e o homem não pode sair e levar certas coisas simplesmente quando bem entender e depois ter outra.E sempre quando acaba 1 casamento, namoro etc nunca é a mesma coisa!Sempre fica mágoas, ressentimentos, mesmo q ainda haja "amizade".

    ResponderExcluir
  3. Eu ouso discordar abertamente de voce, germane. Na minha opiniao, eh esse seu pensamento, como exemplo explicito do majoritario, que faz apenas crescer a desconfiança. Uma coisa leva a outra, é um ciclo, uma volta que não termina e onde todos perdem.

    Onde está escrito que os homens TEM que não prestar e serem desonestos? Para aqueles que são honestos e são obrigados a serem jogados "no bolo" com esses rótulos, é algo muito frustrante. Porque se você é alguem fiel e honesto, você é acusado. Se você for alguem desonesto e infiel....vc TAMBEM é. Continuo levantando a bandeira da igualdade entre os sexos antes, durante e depois dos relacionamentos. Você como mulher tem os seus direitos, seus amigos, sua vida. Não pode existir isso de um parceiro ser "a vida" do outro.

    É muito bom encontrar alguem certo e especial, mas a sua vida não termina aí, muito pelo contrario, começa. Então viva, não vegete em função de ninguem. Seja homem, seja mulher. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Não estou falando nem dizendo que vegeto, nem que a vida de ninguém termina quando se encontra alguem pra vida inteira amar..como vc disse direitos iguais pra ambos!Mas como q alguém pode exigir direitos iguais se ele é o primeiro a nao faze-lo?Então a desconfiança começa dai....o problema que a maioria dos homens quer ter uma mulher e deixar em casa, se é casal tem que compartilhar tudo junto se não não se atreva estar com ninguem!!Se não vai existir nada demais pq nao leva a mulher pra tomar 1 ou todas com os amigos ao inves de deixa-la em casa?Desse jeito nao tem mulher que aguente.....so se for 1 muito idiota!!Eu vejo casais que se a mulher quiser sair com as amigas o parceiro deixa numa boa assim como ela tb deixa quando ele quiser sair com os amigos mas isso deve existir confiança diferente de alguém que de motivos pra desconfiar......isso sim é o fim de tudo!

    ResponderExcluir
  5. Sinceramente esse assunto cansou minha beleza, e eu realmente tenho uma opinião diferente sempre, é dificil alguem pensar como eu, sao poucos q pensam assim!!!Eu simplesmente não vou mais fazer comentarios se ninguem concorda comigo, estou me sentindo um peixinho fora dágua, eu gosto de conversar com quem entende e tem experiencia coisa q CERTAS PESSOAS NÃO TEM e vão morrer sem ter!!!!Então não vou gastar minha sabedoria e tempo no vento, a vida ensina muita coisa!

    ResponderExcluir
  6. Pra ser bem honesto, estou surpreso com essa sua reação. Desde quando ouvir um comentário divergente é algo ruim? É preciso ter sempre a humildade necessaria pra estar aberto a criticas e confrontos. Ninguem sabe tudo, todos aprendem sempre. Isso é a essencia do debate de ideias, é esse o objetivo desse blog. Você se sente um peixinho fora d'agua? Se acha que sua opiniao é diferente, argumente. Pode acreditar: a sua opinião é tão importante quanto a de todos que visitam esse blog, por mais que eu discorde dela. Pensamentos convergentes e divergentes, juntos, só fazem acrescentar. Pense nisso e não deixe de opinar, seja aqui, seja na vida. Bjo

    ResponderExcluir
  7. Certo....o problema q nao gosto de escutar ou ve certos comentários!!Mas voltando ao q comentei....falei sobre a inversão de valores em que se um homem bebe muito ou usa drogas ele é o CARA, senão faz ele é 1 idiota!Então houve uma inversão de valores em que cair de bebado(a), trair, usar drogas é bonitoo!Pra algumas pessoas que compartilham do mesmo gosto é bonito mas pra outras não, duvido uma menina de familia querer 1 viciado e mesmo se tentasse nunca daria certo!

    ResponderExcluir
  8. Não q seja algo q tem q ser assim, mas se a maioria faz isso causa desconfiança em certas mulheres no começo, durante ou depois do namoro!!Então por isso digo q é tão dificil pois ha varias coisas q influenciam para desconfianças, mas o melhor ato de demonstração são os atos pra dizer quem realmente é!

    ResponderExcluir
  9. O melhor meio de demonstração são os atos....

    ResponderExcluir
  10. uma pessoa não pode exigir fidelidade de alguém se este é o primeiro(a) a não faze-la, direitos iguais pra ambos e responsabilidade!Ou do contrario nao faça ninguem sofrer ou perder tempo....é essa a minha mensagem e espero q alguém concorde!

    ResponderExcluir