sábado, 11 de dezembro de 2010

Direito de resposta: Nordestinos e Paulistas



Olá a todos. Assim como eu já havia dito anteriormente, asseguro a todos aqui neste blog o direito de resposta quando se sentirem agredidos, ofendidos, ou qualquer coisa do gênero. E não apenas sobre coisas postadas aqui no blog, mas também lá “fora”, utilizando o blog como um instrumento, que é, de publicação de informação.
Abaixo está o primeiro “direito de resposta” que eu concedo neste blog, a pedido do autor e tendo julgado como relevante e até mesmo justo que se responda a algo que possa ser considerado ofensivo a si em outros veículos de informação, a exemplo o Twitter. Apenas queria alertar para alguns pontos:
·       Nada que esteja escrito no texto abaixo é de minha autoria, então não admito ser responsabilizado por nada que esteja lá escrito, ok?
·       O fato de eu aceitar publicar esse texto no blog que é meu não significa que concordo com nenhum/todos os pontos que o autor trata. O texto é de mero caráter pessoal, resguardando assim a autoria das palavras e opiniões ao seu devido autor.
·       No momento oportuno eu irei me posicionar sobre esse tema que considero ultrapassado e sem QUALQUER indício de produtividade para se discutir, mas que ainda assim respeito qualquer um que tenha se sentido ofendido/atingido pelas recentes manifestações sobre o tema.
·       Utilizem o espaço de comentários caso queiram fazer alguma consideração/crítica ao texto abaixo, podendo também entrar em contato direto com o autor do texto pelos meios que o próprio disponibilizou ao fim do texto.


PAULISTAS NÃO TÊM PRECONCEITO CONTRA
NORDESTINOS... É INVEJA MESMO!!!                      

               Não precisa muita reflexão para entender o     sentimento dos paulistas em relação aos nordestinos.      Começando por uma análise das pessoas de maior expressão do país, os ícones da política, da música, das artes cênicas, etc. NORDESTINOS: Lula, Chico Anísio, Caetano Veloso, Ivete Sangalo, Luiz Gonzaga, Tom Cavalcanti, Renato Aragão, Jorge Amado, José Lins do Rêgo, Augusto dos Anjos, José de Alencar, Raul Seixas, Gilberto Gil, Alceu Valença, Fagner, José Wilker, Wagner Moura, José Dumont, Maria Betânia, Gal Costa, Sivuca, Zé Ramalho, Marco Nanini, Lázaro Ramos, Ariano Suassuna, Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, Manuel Bandeira, Gonçalves Dias, Aluízio Azevedo, João Cabral de Melo Neto, etc. ...etc. ...etc.  PAULISTAS: ooo...ééé...aaa...calma...deixa eu lembrar...xiii!!! “É NÓIS NÉ MANO”?? Ah, mas os nordestinos são ignorantes, analfabetos. Os paulistas são intelectuais e preferem o FUNK, sua maior expressão cultural e seus ídolos maiores: MULHER MELANCIA, LATINO E TATI QUEBRA BARRACO. Os paulistas são intelectuais... Eles elegeram Tiririca, “um nordestino analfabeto”, o deputado federal mais votado do país, e agora protestam... ”DANEM-SE NORDESTINOS!!! VOCES NÃO ELEGERAM A DILMA? Na verdade o que estão falando é.. “COMO É FORTE E GRANDIOSO O POVO NORDESTINO”. Quando falam...”matem um nordestino!”..no íntimo estão falando...”VIVA O NORDESTE!”, ou..”QUE DROGA!!! POR QUE NASCI NESSE INFERNO? POR QUE NÃO SOU NORDESTINO?”. Mas há paulista sangue bom, gente boa, com certeza. Porém há um grande número de “IMBECILÓIDES”, isso mesmo, imbecilóides, chamá-los de imbecis seria um elogio. ...há uma verdadeira multidão de “IMBECILÓIDES com “CÉREBRO DE AMEBA” que agridem, menosprezam e hostilizam os nordestinos. Eles estufam o peito, cheios de orgulho: São Paulo!!! Terra da garoa!! Terra do trabalho!! O lugar de viver!!.
                  É... ”terra da garoa” significa frio e chuva o ano inteiro... ”terra do trabalho” significa acordar todos os dias as 04 horas, passar 02, 03 horas ou mais, engolindo e respirando fuligem presos em um trânsito caótico, até chegar para um dia de trabalho maçante, comer qualquer coisa em qualquer lugar, voltar só a noite, enfrentar novamente...trânsito, fuligem, horas de congestionamento, enquanto rezam pra chegar em casa...vivos. Lazer? Que é isso? Praia? Uma ou duas vezes por ano nos feriados prolongados... Se o tempo colaborar. Mas já sabem, dois dias serão na estrada, segundo dia estão muito cansados e não têm energia prá disputar cada metro da praia. No terceiro dia é hora de arrumar as tralhas para enfrentar mais um dia de estrada. É... Complicado... Melhor ir pescar no rio... Rio? Que rio? Pescar o que? Pneus velhos? Carcaças de automóveis? Fogões? Geladeiras? Pescar... Lixo?? Melhor TRABALHAR. É exatamente isso. Sem alternativa os paulistas tornaram-se trabalhadores compulsivos. Não fazem e não pensam em outra coisa a não ser... TRABALHO. Não param. Correm... Correm... Prá não chegar a lugar nenhum. Pobres diabos!!! Vegetam... e a isso chamam... VIVER.
                 Já no nordeste... Ah o NORDESTE!!! TERRA DA PREGUIÇA!!! DO SOL 365 DIAS POR ANO!!!! DAS PRAIAS PARADISÍACAS!!! Aqui a gente acorda às 08, 09 horas... Uma caminhada na praia, respirando esse ar tão puro que dá pra ouvir a sonora gargalhada dos pulmões (rindo dos pulmões paulistas), um mergulho nesse mar de águas mornas, uma cervejinha beemm gelada a beira mar com os pés enfiados na areia, um papo divertido, e o deleite com o vai e vem das belas nordestinas. Verdadeiras sereias de corpos esculturais e bronzeados que matam de inveja as branquelas esquisitas que lembram mais lombrigas desnutridas.
                  Nos feriados ninguém quer saber de praia, praia é programa rotineiro, do cotidiano. Preferimos uma pescaria, peixinho frito com cerveja bem gelada, roda de amigos, churrasco, um passeio de barco, uma partidinha de futebol, um violão... O por do sol. À noite, a balada, um forró bem animado, mas antes, uma olhada nos telejornais... “É DIVERSÃO NA CERTA”!! Ver os paulistas ainda tentando chegar à praia, presos em congestionamentos kilométricos, esbravejando nas entrevistas... “Meu! Vou te contar meu... no próximo feriado vou pensar mil vezes antes de enfrentar isso aqui... não dá meu, da próxima vez vou preferir... TRABALHAR”.
                   Mas eu reconheço... Vocês paulistas são ‘EXCELENTES TRABALHADORES”, continuem assim.
                   Agora descansem, sei que tiveram um longo dia de trabalho árduo, amanhã terão que acordar novamente às 04 horas prá mais um dia de... TRABALHO. Eu também irei descansar... Ou vocês acham que DIVERSÃO também não cansa? Tenho que dormir um pouco, afinal amanhã é mais um dia de... PRAAAIAA!!! CERVEJINHA GELADA!!! SOL!! MAR!! SEREIAS!! CHURRASCO!!! FUTEBOL!!!  Mas... Fiquem tranqüilos, pois tenho plena convicção... PAULISTAS NÃO TÊM PRECONCEITO CONTRA NORDESTINOS... É INVEEEJAAA MESMOOO!!!!!!

                                                Jardson Oliveira
                           
                           João pessoa, Paraíba, NORDESTE, Brasil.

32 comentários:

  1. Pobre Jardson Oliveira, está errado ao aplicar uma conclusão a muitas pessoas, nem todas as pessoas são iguais, generalizar é o seu maior erro.

    ResponderExcluir
  2. mas se precisa de generalizações ao falar da realidade pois muitas pessoas agem assim em são paulo!Nossa no sul eles realmente se sentem os melhores, minha professora falou que foi 1 sufoco pra se destacar no mestrado em uma faculdade do sul só porque ela era nordestina!Mas uma coisa eu t digo, eles tem essa imagem do nordestino porque quem levantou a maioria dos prédios em São Paulo foram os nordestinos!Nunca tive oportunidade de conhecer São Paulo ainda não mas amigos que conheceram me disseram que quando se diz q é da Paraíba eles dizem logo:Ah o porteiro la do prédio é la da Paraíba, vc o conhece?Ah o pedreiro la de casa é la da Paraíba...
    Geralmente essas pessoas daqui vão pra la pensando q vai ter 1 vida melhor mas doce ilusão, nem pessoas formadas tem tanta regalia imagine uma pessoa q nao tem nem o fundamental completo....logo dpois eles caem na real e enfrentam uma realidade totalmente diferente do esperado, é triste!
    Não tem cidade melhor do que a nossa, aqui as condiçoes são melhores d morar, não tem transito caótico ate pq a cidade é pequena. Ultimamente o transito vem piorando devido q a população esta tendo mais condiçoes d comprar carro e isso é muito bom para o desenvolvimento!Mas também somos servidos d bons onibus,que chegam a ser mais rapidos doq os carros no transito pq eles podem passar na frente de todos!

    ResponderExcluir
  3. O nordestino é responsável por construir a maior parte das obras em São Paulo, e tipo eles ficam se achando pq vivem em uma cidade bonita ...
    Embora muitos nordestinos reclamam daqui mas quanto mai conhecer la fora mais a gente da avlor ao q é nosso!Então eu dou valor a minha cidade, Natal é uma cidade linda tb tive oportunidade de conhecer mas quem for pra morar tem q ter um salário alto ou aposentadoria porque tudo la é mais caro, cidade desenvolvida outro nivel social e economico!
    Adoro minha cidade, espero q nao vire um cartão postal pq se for 1 dia vi ficar igual a São Paulo e Rio de Janeiro. Nossa Rio de Janeiro é lindo mas as pessoas ainda acham q aqui na Paraíba ainda existe os meninos buchudo em cima do burrinho passando fome, eles acham q aqui nao tem shooping!Talvez em interior ainda tenha esses descasos mas muito pouco, pois tem interior que tem banco, shooping etc.

    ResponderExcluir
  4. Mas muitas Germane Luizy, não são todas, aprenda o sentido da palavra generalizar.
    GENERALIZAR: aplicar uma conclusão a tudo.
    Você está falando da realidade que você conhece, aquela para qual o seu nariz aponta e onde os seu pés pisam, você não pode afirmar uma realidade que você não conhece...
    Eu sou Paulista, filha de Nordestinos e morei em João Pessoa durante 6 anos.
    Eu posso afirmar que conheço as duas realidades.

    ResponderExcluir
  5. Concordo com Camila. Pessoal, esse debate a respeito de "quem é melhor" NUNCA vai levar a nada, sabem porquê? Porque NINGUEM é melhor que ninguem. Por isso ouso dizer que ambos estão equivocados...E mesmo que se conheça as duas realidades, ou as multiplas realidades ( porque convenhamos, dentro do proprio NE temos situações SUPER diferentes), não se pode afirmar qual é melhor ou pior. Para que se alcance um nivel de desenvolvimento ( industrial, comercial, financeiro), vai ser necessário abrir mão de muitas coisas, como o bem estar e grande parte do lazer. Isso é uma metropole.
    Por outro lado, tem-se acesso a melhores serviços e produtos, condições financeiras superiores. No Nordeste, o nivel de desenvolvimento por não alcançar Estados como Sao Paulo, não temos esse "beneficios" que citei, mas tambem não temos as mazelas em tamanha escala. Sejamos todos realistas e humildes para admitir que a realidade de cada um de nós, seja onde for, tem lados positivos e negativos.
    O que eu queria alertar nesse comentário é: o Brasil não sobrevive sem São Paulo, assim como também não sobrevive sem o Nordeste. Todos somos partes integrantes, seja culturalmente ou financeiramente, desse grande país chamado Brasil. Não queiramos questionar a importância de um ou de outro, e sim tentemos melhoras e igualar um poucos as desigualdades que são injustas, e não simplesmente demarcar um ou outro como util ou inutil. Vamos começar a nos juntar para fazermos o Brasil evoluir como um todo.
    Pra finalizar, convido os paulistas ( claro que me refiro tambem aos fluminenses, mineiros, paranaenses, etc) a conhecerem o Nordeste e darem uma chance de descobrir o que os livros e jornais não mostram. Da mesma forma, convido os Nordestinos a conhecerem as grandes metropoles e conhecerem muito do que não temos aqui. E após isso, cada um opta por levar sua vida onde achar que se encaixa melhor. Sem julgar ou discriminar os que preferirem o caminho contrario.

    ResponderExcluir
  6. Pobre Camila!! Quando os paulistas falam..Matem um nordestino!!! façam um favor à são paulo!!! ..não estão generalizando???? Não retiro uma palavra sequer do que falei...conheço são paulo, e afirmo com toda convicção...ainda que oferecessem uma renda 1000 vezes superior a que tenho, ainda assim, prefiro morar no nordeste, pois aqui há condições de ter algo que voces paulistas nunca terão..QUALIDADE DE VIDA!!!! Isso não tem preço. e mais..voces julgam os nordestinos como se todos fossem porteiros, pedreiros..etc, esses são os que não tiveram oportunidade de escolaridade..mas isso é só o que tem em são paulo...e qual lugar tem mais mazelas sociais do que são paulo...REITERO TUDO QUE FALEI...e se são paulo dependesse de mim prá construir uma casa, um edifício...SERIA UM DESERTO!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, Jardson, se o Nordeste fosse assim tão bom, o Lula não teria vindo para cá, o Chico Anísio não teria ido para o Rio,o Renato Aragão idem ... e quem sabe, por causa disso, o Lula teria sido mais um nordestino e não um presidente do Brasil ... o Renato Aragão e o Chico Anísio seriam 2 nordestinos e não os humoristas que foram/ é ...

      Concordo que o Nordeste é ótimo, pois posso dizer que só não conheço a sua cidade, mas não moraria aí ... cadê as oportunidades e as facilidades que só SP tem ?

      Conheci um dono de restaurante em Florianópolis que me disse que, conhecendo SP, ele considera Floripa uma cidade provinciana e é assim que eu vejo as outras capitais: ótimas para passear mas nunca para trabalhar e prosperar ...

      Excluir
  7. Camila!! a verdade dói ne??? É A REALIDADE NUA E CRUA. Não se engane...o êxodo de nordestinos para são paulo é coisa do passado..atualmente é exatamente o contrário...além dos nordestinos estarem fazendo o caminho de volta...os paulistas (os que podem) estão fugindo do caos que é são paulo em busca de sossego aqui no nordeste.

    ResponderExcluir
  8. Eu discordo de voce. Por mais que haja individuos como essa Mayara, que generaliza uma região inteira, fazer o mesmo trajeto ideologico que ela não me parece uma boa solução. Não acho que essa incitação a segregação dentro de um mesmo país possa levar a algo de bom, de produtivo. Voce pode dizer que é apenas a sua opiniao, o que eu aceito, mas discordo. Pessoas boas e más a gente encontra em qualquer canto do mundo, seja em Sao Paulo, Joao Pessoa, Estados Unidos, Europa. Eu admito que concordo com voce no que diz respeito ao tratamento que o Nordestino recebe quando está em Sao Paulo ou outro Estado do sul e sudeste. Acontece o preconceito? Acontece. Mas não é generalizado e não acho que pode-se taxar o paulista como uma figura simbolizada por Mayara. Assim como o nordestino não é simbolizado por você, ou eu. Nosso país é um país extremamente diversificado, seja culturalmente, seja economicamente, e isso tem que ser melhor compreendido. Ah, e mazela social existe em qualquer lugar do mundo, o que muda é a intensidade.

    ResponderExcluir
  9. Meu pouvo... Nóis construímos São Paulo, Brasília e muitos outros lugares... Quando eu tinha uns 11 anos (hoje tenho 23 e 1/2) um filho da amiga da minha mãe que nasceu em São Paulo, veio pra aqui cheio de preconceitos... Pensando que a gente comia pão com lagartixa por passar fome... com o passar dos dias ele ficou morrendo de saudades daqui do nordeste... Entretanto, quando fui à São Paulo a primeira vez... encontrei diversos taxistas que moram lá há mais de 20 anos e já perderam o sotaque nordestino... Garçons, Gerentes de lojas, dentre outros nordestinos que se deram muito bem naquela cidade que é um caos...
    Em minha opinião eles têm inveja do nordestino sim... pois fomos pra lá e tomamos os empregos e as mulheres deles...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "pois fomos pra lá e tomamos os empregos e as mulheres deles..." (sic)

      Meu caro, você está enganado ... como você mesmo disse, os nordestinos ocupam funções subalternas e acabam, por força disso, se relacionando com pessoas do mesmo nível ...

      Excluir
  10. Resposta para Heluan e Camila...
    Observe com atenção que no texto falei..."PORÉM HÁ UM GRANDE NÚMERO DE IMBECILÓIDES COM CÉREBRO DE AMEBA..UMA VERDADEIRA MULTIDÃO QUE AGRIDE,MENOSPREZA E HOSTILIZA OS NORDESTINOS". Isso não é verdade???

    ResponderExcluir
  11. Nada melhor do que uma pessoa realista que ja conviveu com as 2 realidades!E tem outra..quando se fala em skinreds que são grupos de exterminio contra negros, estrangeiros, africanos e NORDESTINOS...onde existe isso?Aqui no Nordeste não é comum ATÉ PORQUE NORDESTINO NÃO IRIA MATAR NORDESTINO, mas no Sul é bastante viu...então camila não venha me convencer q os Paulistas não são preconceituosos alias os sulistas em massa são!
    Quando a gente faz generalizações não quer dizer q esta se referindo a todas as pessoas mas sim á caracteristicas presentes na cultura daquele povo, então se muitas pessoas agem dessa forma temos q fazer generalizaçoes se o assunto é preconceito!Concordo com jardson!

    ResponderExcluir
  12. Mesmo eu não tendo ido a São Paulo eu ja tenho impressoes do que seja conviver com os paulistas, conheci alguns aqui e foi engraçado que as pessoas de outras cidades aqui fazem sucesso!Quando o paulista chegou numa ponto comercial nossa a manicure ficou logo babando...aqui as pessoas se abestalham demais com quem é de fora e com estrangeiros tb!Sabe o que aconteceu com o paulista bonitinho, engomadinho, sotaque e muita grana no bolso?Passou apenas 5 minutos a policia estava atras dele, era 1 bandido q tinha uma facção criminosa aqui e o carro dele era assaltado!A manicure ficou doida pq ja tinha dado o numero do telefone a ele e ela ficou com medo q ele fizesse ela de refen pois ele deixou a chava do carro com ela pq sabia q a plicia tava vindo atras dele, na mesma hora ele deixou a chave com ela!Depois que a policia foi embora ele ligou pra ela pedindo a chave, ai imagina só ela se arriscando por uma ilusão pq tipo se apaixonar por 1 pessoa desconhecida e so pq era PAULISTA ia causar maior aflição e problemas pra ela!
    Mas não to dizendo q todos os paulistas são assim, to me referindo a supervalorização que as pessoas fazem aqui quando chega alguem de fora o que eles as vezes não fazem quando chegamos la...

    ResponderExcluir
  13. Então o certo é tratar igualmente, outro preconceito é em relação aos americanos conheço muitos pq preciso estar em contato com a língua e com nativos pra me aperfeiçoar!Eles simplesmente chegam com ar de superioridade, é impressionante q muitos deles exigem q as pessoas falem a língua deles e eles muitas vezes não falam nada de portugues!Mas ele esta no nosso país ele q tem q aprender a língua da gente pra se adequar as necessidades e tipo não tem direito de exigir Ingles dos brasileiros ja que ele tb não aprende o nosso Portugues(brasileiro)!Já vim um esculhanbando o Ingles de um paraibano, americano nem ninguem tem esse direito pois nós não somos nativos e nunca falaremos igual a eles assim como eles nunca vão falar o nosso Portugues com sotaque puxado...
    fugi um pouco do assunto mas tem a ver com preconceito tb!!!Espero ter ficado alguma lição...abraço

    ResponderExcluir
  14. parabéns pelo comentário Germane...em relação aos gringos,é um mal dos brasileiros tratá-los como reis,não que devamos tratá-los mal,apenas como pessoas comuns. Afinal em alguns países os brasileiros são tratados como subraça,humilhados muitas vezes.Os gringos chegam aqui, principalmente os americanos e acham que podem tudo...prá mim em primeiro lugar meu povo e meu país. Os gringos sempre tratarei bem, se vierem numa boa, mas quando querem impor um ar de superioridade, trato com indiferença,não é ninguém, é...lixo.

    ResponderExcluir
  15. Dois episódios que vibrei como em gols da seleção brasileira em final de copa do mundo.
    O primeiro foi quando os brasileiros estavam sendo mal tratados nos aeroportos americanos, e um piloto de uma empresa aérea americana quando desembarcou no aeroporto de guarulhos ou cumbica (não lembro bem) teve que passar por todo protocolo de identificação igual a todos os passageiros. Na hora da foto, ele ficou segurando a plaquinha estirando o dedo para o policial federal. O policial o pegou pelo dedo, algemou e levou para o xadrez...foi dez.
    O segundo foi quando a espanha estava impedindo que brasileiros entrassem no país sob qualquer alegação fazendo-os voltar do aeroporto. No aeroporto de Fortaleza,desembarcaram dois espanhóis, os policiais os fizeram ficar esperando no último lugar da fila, e como estes não sabiam o endereço completo onde permaneceriam no brasil, os policiais comunicaram que eles voltariam no mesmo avião que chegaram. Quando eles bastante irritados questionaram, os policiais responderam. "APENAS ESTAMOS RETRIBUINDO O TRATAMENTO QUE SEU PAÍS ESTÁ DANDO AOS BRASILEIROS"...Foi ótimo, foi mil.

    ResponderExcluir
  16. Poie é JARDSON (eita nominho esquisito...)você nem precisou se esforçar muito para se transformar na MAYARA PETRUSO VERSÃO NORDESTINA.
    Teus argumentos não convencem e só mostram que o preconceito e xenofobia é um caminho de duas vias.
    Não vejo diferença entre o nordestino xenófobo ou o paulista ou outro brasileiro qualquer que seja também xenófobo e preconceituoso.
    E só pra te lembrar, se não fossem os nordestinos para trabalhar na construção civil em são Paulo, seriam outros brasileiros em busca de oportunidade de trabalho e sobrevivência.
    Não há nenhum mérito nisto.

    ResponderExcluir
  17. Gostei, Roberto. Acho que é por ai....responder à Mayara da mesma forma que a propria......é repetir o erro, é andar dois passaos e voltar três. Criar uma rivalidade regional dessa forma não vai trazer beneficios para ninguem. E quanto aos nordestinos na construção civil de Sp....eu preferia que os nordestinos fossem "usados" na Construção Civil daqui.....que os nordestinos desenvolvessem o Nordeste. Existe toda uma conjuntura e distorção historica acerca do processo de desenvolvimento desigual e cruel no Brasil. Por isso devemos unir os pedaços desse país...e não incentivar a rivalidade e xenofobia interna.

    ResponderExcluir
  18. Concordo com Jardson que devemos tratar os estrangeiros igualmente, não so os estrangeiros mas também os sulistas entretanto não tenho xenofobia nem preconceito. Mas é interessante falar sobre o assunto pois cada um traz uma carga de experiencias que se encontram ou desencontram com os dos outros!

    ResponderExcluir
  19. Não tive e não tenho qualquer intenção de promover xenofobia ou preconceito, e muito menos de convencer ninguém, até mesmo porque tomo como base uma das principais lições que aprendi na vida...O QUE AS PESSOAS PENSAM E FALAM A MEU RESPEITO, NÃO É PROBLEMA MEU,É PROBLEMA DELAS. Apenas afirmei, reafirmei e continuarei afirmando o que prá mim é óbvio, A REALIDADE.
    Em relação aos nordestinos e outros brasileiros que deixam suas cidades e vão a são paulo em busca de oportunidades, prá mim, agem exatamente igual aquele homem que vendeu sua casa na cidadezinha onde morava e partiu para terras longíquas em busca de ouro. Dez anos depois, sem nada conseguir, voltou e ficou sabendo que o atual proprietário encontrou grande quantidade de ouro no quintal da casa que fora sua. Ou seja, a oportunidade estava na frente do seu nariz.
    A respeito do tão badalado desenvolvimento, na minha opinião, quanto mais o perseguem, mais mazelas conseguem. Um modelo de desenvolvimento que só destrói o meio ambiente e só aumenta a concentração de renda, fazendo com que 10% das pessoas fiquem com 90% de toda riqueza, enquanto 90% das pessoas têm que dividir os 10% restante, é uma bomba relógio. Sinceramente, sei que é inevitável, mas gostaria mesmo que nunca chegasse aqui.
    Cara, falo de coração aberto... prá mim não valeria a pena morar em um lugar desenvolvido, dispondo de todos os recursos tecnológicos, em uma cobertura com vários carros importados na garagem e...NÃO PODER SAIR À RUA. Viver preso, cercado por grades e cercas elétricas. Não dispor sequer do mínimo básico para o ser humano viver de forma saudável...AR PURO, OXIGÊNIO!!!
    Disponho de renda e principalmente tempo livre suficiente para viver de forma digna, com qualidade de vida, e disso não abro mão. Pode ficar certo, quando este desenvolvimento e suas mazelas baterem á minha porta, mudarei de endereço para me afastar dele ainda mais. Mas isso é só minha opinião, minha escolha de vida. Não quero convencer ninguém, prá mim os fatos são suficientes para me convencer a cada dia do quanto estou certo.

    Abraço a todos.

    ResponderExcluir
  20. O que vejo aqui é a maior prova de que o preconceito vem de ambos os lados ... isso me deixa triste ,porque sou paulistana e não sou hipócrita ,perdem tempo se hostilizando uns aos outros enquanto os gringos fazem o mesmo com tds nós ... deveríamos nos unir e de fato amar nosso lindo país que com suas diferenças é o país mais rico que conheço em tds os aspectos .

    ResponderExcluir
  21. (Anônimo!) Concordo em gênero, número e grau com o seu comentário. Faço apenas uma ressalva: O preconceito existe e não podemos olhá-lo sob uma cortina de fumaça. Não dá prá afirmar que o preconceito vem de ambos os lados.Jamais se ouviu falar que um paulista tenha sofrido qualquer tipo de preconceito aqui no nordeste. Falo com isenção e conhecimento de causa. Os paulistas que aqui chegam, são tratados com toda hospitalidade, respeito e carinho. Como verdadeiros irmãos. O mesmo não se pode falar do tratamento que os nordestinos recebem em são paulo. Inclusive, há alguns dias atrás, uma emissora de tv (band) levou ao ar um programa que abordou de forma muito objetiva essa questão. Os paulistanos que responderam nas entrevistas que em são paulo não há,ou há pouco preconceito contra nordestinos, foram convidados para participar do programa e encontrar a resposta, na prática. No final, todos declararam..."há muito preconceito, é um absurdo, não faz sentido".
    Voce sabe, toda ação leva à uma reação. Tenho vários amigos e sobrinhos paulistas que sequer conhecem o nordeste, são pessoas que amo muito. Não mudaria nada do que falei em relação a qualidade de vida, modelo de desenvolvimento e as críticas direcionadas à multidão de "imbecilóides" que usam o preconceito como único meio de se expressar.
    Francamente... seria ótimo se pelo menos a metade dos paulistas pensassem igual a voce. Mas um dia chegaremos lá, e preconceito será coisa do passado. Estaremos juntos, de mãos dadas em defesa desse rico e belíssimo gigante adormecido chamado BRASIL. Que prá acordar precisa da consciência de seu povo, de que sua diversidade regional, étnica e cultural, é sua maior riqueza, sua maior força. Quando tivermos essa consciência, aí sim, poderemos estufar o peito cheios de orgulho: "NÓS SOMOS BRASILEIROS"

    Um forte abraço!!

    ResponderExcluir
  22. Pois é, estamos chegando num consenso por aqui. Quero agradecer aos amigos paulistas e nordestinos que comentaram, participaram. Espero que a mensagem principal do post, do assunto, tenha sido passada. Vamos levar esse e outros debates para nossos amigos, parentes, colegas. O Brasil inteiro precisa se adaptar mais ao debate cotidiano, porque é so assim que vamos colher frutos. Não dá pra esperar uma fruta se você não plantou! Abraços e feliz ano novo a todos.

    ResponderExcluir
  23. escute amigo você não fes se quer uma pesquisa pra isso, nenhum paulista quer ser nordestino nosso estado tem uma variedade de oportunidades e vcs dependem de nós para muitas coisas "principalmente vocês nordestinos" porque atualmente o dinheiro do nordeste é roubado do sul e de são paulo vocês falam que são trabalhadores mas existe varios sites disendo "NÃO QUEREMOS MAIS SUSTENTAR OS VAGABUNDOS DO NORTE E DO NORDESTE"
    vocês se acham melhores pensam que precisamos mais de vcs do que vcs precisam mais de nós?
    veja:
    sempre no começo de um filme americano,italiano,britânico ou de qualquer outro país oque fala no começo do filme mesmo? "paris filmes são paulo" (imagine um "analfabeto" (nordestino) dublando o filme)

    quem sai correndo do nordeste para arrumar emprego: os nordestinos por que muitas das escolas deles se encontram no meio da caatinga

    porque o brasil não quer deixar a MRSP entrar em ação: porque os brasileiros vão perder o maior pólo industrial do país e vão ser zuados pelos argentinos dia e noite (possivel ficar mais pobre que o paraguai)

    porque as gemeas seamesas tiveram que fazer a operação em são paulo: é obvio que os nordestinos não tem estatura para fazer esse tipo de coisa

    as músicas do nordeste são boas?: claro que não "só o mamonas assassinas derrotas todas elas" vcs sabiam que se os integrantes da banda mamonas assassinas estivessem vivos o brasil seria muito mais rico e muito mais desenvolvido? agora me diga "vo não quero não posso não minha mulher não deixa não não vo não quero não" isso é uma música boa?

    E ESCUTEM SE NÃO FOSSE O ESTADO DE S.PAULO EU APOSTO QUE NENHUMA DESSAS PESSOAS NORDESTINAS FAMOSAS ESTARIAM SENDO CONHEÇIDAS AGORA, É CAPAZ QUE SE NÃO FOSSE O ESTADO DE S.PAULO ELES TAMBÉM AGORA IAM ESTAR MORANDO NO MEIO DA CAATINGA COMENDO RATO CRÚ COM UMA CARANCA DE 2 METROS ESCANCARADA NA PORTA COM DENTES DE ALHO PENDURADOS EM UMAS REDES PRESAS AO TETO E É CLARO COM UM DOS 92 FILHOS SEGURANDO A ANTENA PARABÓLICA PARA ASSISTIREM AOS PROGRAMAS DE S.PAULO
    EXISTEM MUITAS HISTORIAS FALANDO DE NORDESTINOS QUE CHEGARAM EM S.PAULO A PÉ OU SEJA UMA COISA SIMBOLICA O SIMBOLO QUE MOSTRA QUE OS NORDESTINOS FOGEM DO NORDESTE PARA TER UMA VIDA MELHOR EM S.PAULO
    A É E TAMBÉM ESQUEÇI DE FALAR UMA COISA DIFERENTE DO NORDESTE NÃO CULTIVAMOS A MACUMBA EM SÃO PAULO HAHAHAHAHAHAHAHA

    ResponderExcluir
  24. E NO SUL SÃO TODOS PRECONCEITUOSOS PENSAM QUE SÃO ALEMÃES,ITALIANOS,ETC. VOCÊS NÃO SÃO NADA O PARANÁ ERA PARTE DE SÃO PAULO ENTÃO VCS SÃO DE DESCENDENCIA PAULISTA N ITALIANA

    ResponderExcluir
  25. Confesso que pelo primeira vez desde que criei o blog, eu não sei o que devo fazer a seguir. Mas como dono, sou eu que deve tomar alguma atitude. Não quero censurar sua liberdade de expressão e opinião, mas toda regra permite exceção. Além do seu idioma estranho ( pois portugues, culto ou coloquial isso não é), você fez 7 comentários seguidos, e isso vai de encontro a toda e qualquer regra de Foruns e Blogs na Internet. Não vou responder aos seus comentários, eles por si só já me fizeram rir, e rir bem alto. Por fim, eu vou deixar seus comentários aqui por 3 dias, como chance para que alguem possa "desfrutar" e responder. Após isso, deixarei apenas um, como forma de organização, regra válida a todos aqui. E meu caro Jonathan, estude meu caro. Opinião todos tem e liberdade de expressar essa opinião também. Mas antes de tornar público o que pensa, estude para não ficat taxado como alguem sem cultura, educação e conhecimento.

    ResponderExcluir
  26. vou ignora-lo como metade do brasil faz com os nordestinos

    e se liga amigo o preconceito com nordestinos esta muito longe de acabar só falei isso porque vocÊ falou de são paulo antes eu não tinha nada contra agora sim eu tenho

    ResponderExcluir
  27. PAULISTA TEM INVEJA DE VERME?

    ResponderExcluir
  28. PAULISTAS, VAMOS DENUNCIAR O BANDIDO RACISTA AO MP, PARA QUE ELE APODREÇA NA CADEIA, QUE É LUGAR DELE.

    ResponderExcluir