terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Debate entre amigos: o que é “opinião” e “verdade”




De vez em quando me vejo debatendo temas aleatórios com os amigos. Poucas vezes, infelizmente, lembro de salvar para compartilhar. Aqui vai uma ótima conversa que tive com Daniel Navarro e Aniely Oliveira. Nunca é demais você parar e exercitar o cérebro em debater, mesmo que coisas subjetivas e controversas. Segue abaixo.



Daniel Navarro: Tópico para pensar: As opiniões realmente existem?
 
·  Daniel Navarro O que é uma opinião? Bom, na minha opinião, opinião é um aglomerado de ideias que você pensa a respeito de uma determinada coisa. Mas essas ideias tem uma extensão com outras ideias? Certamente que sim, não?

Daniel Navarro Heluan Oliveira, Aniely Oliveira, quero opiniões de vocês...

Heluan Oliveira Eu acredito que sim. E mais, que são das coisas mais importantes e imprescindiveis do ser humano. A opiniao é um reflexo da propria identidade da pessoa. Como voce falou, é um aglomerado de ideias. Mas de onde vem essas ideias? Em minha opiniao, isso é consequencia da experiencia acumulada em toda a vida. Você é um produto daquilo que presenciou, sentiu, olhou, ouviu, imaginou. E a tudo isso soma-se o caráter inato de cada um em moldar suas ideais. Depois disso tudo, acredito que encontra-se a opinião. Mas, importante dizer, isso é subjetivo. Respeito opinioes em contrario. ;)

Daniel Navarro Bom, sabem por que levantei esse debate? Porque aqui no facebook tem muito disso. Algumas pessoas defendem uma opinião, mas logo chega uma opinião oposta para confrontar com a anterior. Por exemplo, a morte do cachorro yorkshire que causou revolta em uns, e em outros causou ironia.

Daniel Navarro Tem a do Neymar agora que o Barcelona venceu por 4x0 ai tem uns falando que Messi é melhor e tem outros dizendo que Neymar não merecia o salário que tem devido a milhões de crianças que morrem de fome no Brasil. Agora, o que todos esses tópicos tem em comum, é que sempre tem alguém com a opinião oposta. A pergunta é: O que leva uns estarem de um lado e outros do outro lado?

Daniel Navarro Eu acho que tem um pouco de "vou ficar por aqui porque parece mais confortável"

Heluan Oliveira Na verdade, em muitos causou revolta, claro, mas tambem causou ironia. Sabe o porquê? Porque tudo é muito relativo. Vai sempre depender dos interesses envolvidos. Dos valores em questão. Foi uma crueldade? Foi. Foi uma injustiça? Foi. Mas o que esse caso teve que tantos outros não tem? O que irrita muita gente, e eu compreendo, é o fato de a grande massa de internautas às vezes agir de forma aleatoria. De vez em quando simpatiza com algum dos INUMEROS casos de violencia/crueldade para se mobilizar de forma ferrenha! É ai que gera um outro problema: e os demais casos que não param de acontecer? Esquecidos? Então na minha opiniao, tem que haver mobilização, sim, mas tem que ser melhor informada e mais racional, indo nos verdadeiros problemas, que geram todos os casos. Menos emoção, mais ação e mais razão.

Heluan Oliveira Novamente, apenas uma opiniao, pensamento particular meu. ;)

Daniel Navarro É verdade.... Isso que vc falou...

Daniel Navarro O que é mais interessante disso tudo? Vou explicar agora...

Heluan Oliveira Sem adentrar muito, mas só colocando lenha na fogueira. Uma outra pergunta igualmente intrigante, porem sem resposta final, seria: o que é verdade? existe uma verdade? =x

Aniely Oliveira Até que se prove o contrário, toda teoria pode ser considerada uma verdade.

Daniel Navarro É o fato de que as opiniões opostas de uma determinada pessoa poderá causar conflitos. Certos indivíduos NÃO ACEITAM que outros possuam pensamentos que conflitam com os seus... Então isso causa conflitos religiosos, políticos, futebolísticos, de todos os âmbitos. Porque as pessoas se irritam ao ponto de matar (inclusive) outras pessoas apenas pelo único fato delas pensarem diferente?

Daniel Navarro Verdade já se trata de opinião. Quando eu digo "é verdade" essa verdade é verdadeira de acordo com minha opinião. Se ela é falsa, ai já é uma opinião de outros...

Eu vou mais além. Mesmo que se prove, é complicado afirmar que algo está totalmente certo ou totalmente errado. Por exemplo: uma pericia medico-legal que afirma: foi um estupro. Ou seja, cientificamente está provado que aquilo é uma lesão criminosa. Mas todos estarão convictos? A propria medicina é infalivel? Eu sigo a corrente de que tudo é relativo, sempre. Apenas cada um segue a sua corrente de verdades, mas considero fundamental não desvalorizar qualquer ideia, opiniao ou pensamento, por mais absurdo que pareça.

Heluan Oliveira Voce disse tudo, acima, Daniel.


Heluan Oliveira Eu sempre uso o exemplo das cores para ilustrar isso. Veja bem:

Heluan Oliveira Se eu chegar até voce e disser que essa parade azul é, na verdade, amarela. Voce vai me dizer que estou errado? Levando em consideraçao que seja a mesma cor para ambos ( excluindo doenças e tal). Quem definiu que ISSO ou AQUILO é azul ou amarelo? Foram pessoas, certo? O que faz delas donas de uma verdade absoluta? Eu nao concordo. Para mim, essa parede azul agora é amarela. Entendem? E o fundamento é simples: prove para uma pessoa que não possui visão desde nascença o que é uma parede amarela e uma azul. Viu como é um mero titulo simbolico? Um simples nome dado a determina sensação. Ou seja, isso tambem é relativo e subjetivo. Minha opiniao, claro.

Daniel Navarro No caso das cores denotamos amarelo de amarelo e azul de azul de acordo com as analogias que fazemos comparando aquela cor com objetos previamentes vistos... Exemplo, um mar limpinho é verde por que comparamos ao verde de um limão. Claro que se trata de um verde mais clarinho.... Mas o mais engraçado é dizer que o milho é verde, que o mar é azul e que quadro das escolas é negro... hehehehe

Heluan Oliveira Mas voce compreende que não tem como afirmar que estou errado caso queira dizer que o limão, o mar, as folhas são vermelhas? Juntando os objetivos de mesma cor e mudando apenas o nome. Não dá para definir isso. É uma denominação, nada mais que isso. Assim como muitas coisas ao nosso redor.

Daniel Navarro Valeu, Heluan Oliveira. Sempre bom debater com você, cara!

Heluan Oliveira Eu que agradeço, dani, um exercicio pra mente que recomendo a todos, mas que poucos seguem.

--fim de papo-

Nenhum comentário:

Postar um comentário