quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Homossexualismo: Parte 1 ( entrevistas 1/2 )



Um dos temas mais em evidência nos últimos tempos e que sempre gera todo tipo de discussão e jamais encontra um denominador comum. Hoje eu começo com uma seqüência de 4 posts relacionados ao tema, sendo cada um especial pelo seu conteúdo.
Nessa primeira e segunda partes, apresento a todos uma entrevista feita com representantes das principais religiões/igrejas aqui em meu estado. A intenção foi e continua sendo fazer uma análise de como anda o pensamento (e preconceito, em alguns casos) daqueles que seguem algum tipo de religião quanto a este tema e seus respectivos problemas. A seguir, perguntas feitas a:
Um amigo cristão que não segue Igreja alguma
Um amigo espírita kardecista
Um amigo ateu
Uma amiga católica atuante
Duas amigas evangélicas (uma adventista)

1 – AMIGO CRISTÃO (SEM IGREJA)

Heluan: Olá, obrigado por sua contribuição. Gostaria que se apresentasse para quem estiver lendo.  
R= Tenho 48 anos, funcionário público, cristão.

Heluan: Qual seu posicionamento a respeito do homossexualismo?

 R= Um desvio de conduta, um distúrbio psicológico fruto da maneira como foram conduzidos os conflitos psicológicos na infância e adolescência. Uma deturpação da moral que deveria ser vivenciada de forma absolutamente discreta por quem assume tal opção.

 Heluan: O que você acha do tratamento que os homossexuais recebem atualmente da sociedade? Como você vê a atual conjuntura?

 R= Acho que o tratamento da sociedade com os homossexuais é de acordo com o comportamento adotado por eles, preconceito e atitudes agressivas da sociedade resultam do liberalismo exagerado por parte dos homossexuais que querem impor que a sociedade aceite seus desvios, sua conduta muitas vezes imoral em público, suas idéias, enfim, tentando impor que todas as pessoas aceitem "TUDO" que eles façam, falem, defendam, concordando sem esboçar qualquer reação.

 Heluan: Qual é o seu posicionamento quanto ao casamento civil e religioso entre pessoas do mesmo sexo?

 R= Absolutamente contra, casamento é a consolidação da união entre homem e mulher, não existe meio termo, e aqueles que se acham diferentes e agem como tal, que procurem uma forma diferente de união sem que isso afete os princípios morais e religiosos defendidos por toda uma sociedade.

 Heluan: O que você pensa a respeito da adoção feita por casais homossexuais? Fale a respeito.

 R= A adoção por casais homossexuais não poderia sequer ser cogitada, uma vez que há uma terceira pessoa, pior ainda, uma criança, que sofrerá todas as influências e conseqüências de ter como pai e mãe pessoas do mesmo sexo. É querer impor que uma criança cresça aprendendo e aceitando o  desvio de conduta dos homossexuais.

 Heluan: Por fim, faça sua análise a respeito do homossexualismo na nossa sociedade atual, em especial aqui na Paraíba, colocando seu ponto de vista.

 R= Acho que os problemas atuais tendem a se agravar. Uma vez que a banalização de condutas não aceitas pela sociedade gera mais conflitos. Querer impor que a sociedade aceite suas crianças presenciando, vivenciando e sendo influenciadas por pessoas que adotam condutas e comportamentos tidos como imorais, nojentos e abomináveis, é a mesma coisa que tentar impor que aceitemos a violência, a corrupção, a prostituição e a pedofilia, como algo "natural", "normal", que "faz parte da natureza humana" e não precisa ser contido".
    
Não sou homofóbico, respeito mas imponho respeito. Desde que não agridam, ou tentem influenciar a mim e aqueles que tenho obrigação moral de defender, os homossexuais passarão sempre despercebidos. Acho uma aberração coisas como casamento entre homossexuais, homossexuais brigando para ter direito de adotar uma criança, parada gay, movimento gay...prá mim nada disso faz qualquer sentido. 

2 - AMIGO ESPÍRITA KARDECISTA

Heluan: Olá, obrigado por sua contribuição. Gostaria que se apresentasse para quem estiver lendo.

R= Tenho 24 anos, sou formado e sou espírita Kardecista.

Heluan: Como um Espírita Kardecista convicto, qual seu posicionamento a respeito do homossexualismo?

R= É uma opção que deve ser respeitada. Afinal eles ainda são nossos irmãos, independente de suas preferências, e assim como ocorre numa família comum, nós não devemos abandonar nossos entes apenas por não estarem fazendo boas escolhas. Deus nos deu livre arbítrio para fazermos o que nós acharmos correto. Ele sempre nos amará independente de nossas escolhas estarem certas ou erradas. E nós devemos fazer o mesmo, seguindo seu exemplo.

Heluan: O que você acha do tratamento que os homossexuais recebem atualmente da sociedade? Como você vê a atual conjuntura?

R= A humanidade já progrediu muito moralmente, basta olhar para algumas poucas décadas atrás para tirar essa conclusão. Mas é fato, incontestável, que ainda temos uma longa estrada e grandes barreiras a ser quebradas, o mesmo vale para a violência, educação, política e etc. Mas estamos no caminho certo e é apenas uma questão de tempo até alcançarmos um patamar aceitável, pois o ideal ainda levará algum tempo.

Heluan: Qual é o seu posicionamento quanto ao casamento civil e religioso entre pessoas do mesmo sexo?

R= Como já disse, cada um tem seu livre arbítrio para fazer o que achar melhor. Mas o que é um mero título, papel, formalidade, seja lá como você queira chamar, diante de duas pessoas que vivem uma vida conjugal há anos? O mesmo vale para os héteros. O que une os casais são seus laços: o amor, a confiança, a fidelidade, etc; o resto é formalidade. É por causa da falta desses laços, na hora do casamento, que existem tantos divórcios nos dias de hoje. As pessoas estão usando o casamento como um mero contrato entre elas, para assegurar algo que deveria existir no seu interior. Acredito que ficou claro o que penso quanto ao casamento civil, já o religioso, eu discordo, por que até onde sei nenhuma religião aceita esse tipo de casamento, e é loucura forçar uma religião a aceitar isso. Mas caso exista uma ou alguma religião que mude e passe a aceitar, eu não teria nada contra.

Heluan: O que você pensa a respeito da adoção feita por casais homossexuais? Fale a respeito.

R= Sou a favor. É verdade que a criança irá passar por muitas dificuldades por causa disso, durante a sua vida, e que não chegará a conviver com um pai ou uma mãe, o que é importante para a formação da criança, mas ela terá algo muito mais importante e fundamental para o desenvolvimento do individuo: o amor. E por mais que o estilo de vida de seus pais a influencie, ela sempre terá o livre arbítrio e o exemplo das pessoas de seu convívio para fazer suas escolhas.



Heluan: Por fim, faça sua análise a respeito do homossexualismo na nossa sociedade atual, em especial aqui na Paraíba, colocando seu ponto de vista.

R= Eu acredito já ter falado tudo, não sei mais o que poderia falar aqui. Apesar de ter amigos e conhecidos que são Homos, eu não convivo com eles, há muito tempo estamos sem contato, então não posso falar muito quanto ao estado atual da Paraíba e tal.

3 – AMIGO ATEU

Heluan: Olá, obrigado por sua contribuição. Gostaria que se apresentasse para quem estiver lendo.

R=     Com certeza. Primeiramente, gostaria de dizer que é uma honra participar de uma entrevista feita por um grande amigo e publicado em um blog tão visitado (e de bom conteúdo) quanto o seu, Heluan.
      Sou pessoense, estudante de Matemática na UFPB, tenho 24 anos, sou ex-fumante e toco violão nas horas vagas.

Heluan: Como um ateu convicto, qual seu posicionamento a respeito do homossexualismo?

R=  Muito interessante sua pergunta. Como ateu e estudioso da teoria darwinista, posso te afirmar que o homossexualismo não é uma opção. A igreja judaica-cristã discrimina os homossexuais, afirmando que esta é uma prática suja e demoníaca, que vai contra os princípios divinos já que deus fez Adão para Eva (o homem para a mulher).
       Eu acredito que ser homossexual não é uma escolha, e sim um destino traçado no seu DNA. Nem sempre o ser humano nasce perfeito (não só o ser humano como outras espécies de mamíferos como cachorros, macacos etc). Algumas vezes, o material genético de um ser vivo faz com que ele nasça com 6 dedos, com hidrocefalia, com transtorno obsessivo compulsivo e até mesmo homossexual.
       Claro que se você fizer uma referência do homossexualismo a uma doença, muitas pessoas vão te julgar como homofóbico. Então para ser passivo quanto esse assunto, costumo dizer que o homossexualismo é um “erro genético”. Foi um processo que aconteceu no momento da sua criação, talvez alguma parte do seu cromossomo relacionado ao desejo pelo sexo oposto, tenha errado na hora de fazer as ligações que compõe o DNA.
       Para firmar mais essa tese, eu busco sempre perguntar aos heterossexuais que eu conheço se eles, porventura, acham que um dia acordarão com curiosidade em ser homossexual. Eu, particularmente, não me imagino beijando ou transando com outro homem. Para mim, o homossexual é acima de tudo, alguém que nasceu num corpo trocado. Dentro de um homem gay, na verdade tem uma mulher lá dentro aprisionada e vice-versa.

Heluan: O que você acha do tratamento que os homossexuais recebem atualmente da sociedade? Como você vê a atual conjuntura?

R=     Sem dúvida esse tratamento ainda precisa melhorar (e muito). Mesmo com as políticas que reprimem o ódio ao homossexual como ocorrem nas mídias televisivas etc., só iremos colher o respeito com educação. Como o Brasil ainda é um “bebê” nesse âmbito, é uma questão de tempo.
     Talvez daqui a duas gerações esse quadro mude. Muito desse ódio ao homossexual é promovido dentro de casa mesmo (Com nossos pais e familiares).
Você vê, por exemplo, que a discriminação com a raça negra, ainda persiste até hoje depois de 122 anos que os negros conquistaram a liberdade.  Eu acredito que a educação é a saída para acabar com o desrespeito às diferenças, pois dentro da minha família, por exemplo, ainda encontro alguns casos de racismo e homofobia. Mas eu não vou perpetuar isso para meus filhos, pois não acho correto nenhum tipo de preconceito.

Heluan: Qual é o seu posicionamento quanto ao casamento civil e religioso entre pessoas do mesmo sexo?

 R=     No civil, eu sou a favor com toda certeza. Quem sou eu para achar que os bens de um casal não devem ser compartilhados entre eles? Eles se amam, desejam ficar juntos e constituir uma família. Nada mais justo que a legalização dos documentos de direito a um casal para essas duas pessoas.
     Quanto ao religioso isso vai de acordo com a crença. O cristianismo repudia os homossexuais. Mas como no próprio cristianismo você encontra subgêneros de igrejas (como católica, evangélica, mórmon etc), então acredito que os gays possam encontrar um espaço onde eles são aceitos. Existem igrejas cristãs-gays, por incrível que pareça.
     Mesmo a bíblia abominando os homossexuais, os homens conseguem ainda encontrar uma brecha para construir um templo cristão onde os gays não são odiados lá dentro. Eu como repudio o conteúdo bíblico, sou contra o cristianismo por ser, não só contra os homossexuais, mas também a favor do infanticídio, da escravidão e do desrespeito as mulheres. Mas como o Brasil é o país mais católico do mundo, então a igreja ainda mantém certo controle sobre a sociedade nesse aspecto.

Heluan: O que você pensa a respeito da adoção feita por casais homossexuais? Fale a respeito.

R=      É um assunto delicado. O que seria melhor para você? Ser adotado por um casal de gays com condições para te dar uma vida digna (escola, comida, saúde etc) ou viver nos sinais pedindo esmola com um pai preso e uma mãe prostituta? Eu, particularmente, preferiria ser adotado por um casal gay. Certos tipos de discriminação nas escolas, todo mundo pode passar (tendo pai gay ou não).
      Algumas pessoas são zoadas por serem gordinhas, ou por terem a cabeça grande, enfim. O bullying no qual os conservadores que são contra a adoção tanto falam, pode ser muito bem vivenciado por uma criança que tenha pais héteros. Isso ainda é fruto da chamada “educação de berço”, no qual muitas famílias criam seus filhos com alguns preconceitos, desde muito cedo.

Heluan: Por fim, faça sua análise a respeito do homossexualismo na nossa sociedade atual, em especial aqui na Paraíba, colocando seu ponto de vista.

R=      Olha, acredito que apenas um gay poderia te dar uma análise mais detalhada do homossexualismo aqui na nossa terra. Mas acredito que na maioria eles são felizes por levarem a vida que levam, pois a política brasileira está garantindo cada vez mais proteção de direitos para essa classe. Então, eles levam uma vida de direito como você e eu. Com direito à diversão, inclusão à universidade, direito de ir e vir etc.

15 comentários:

  1. Para um post que iria falar sobre o homossexualismo ficou bem preconceituoso. Na realidade todos que postaram estão errados pois julgaram sem conhecer... todos são heteros (ao meu ver) e não sabem o que o homossexualismo é então ficam colocando culpa no DNA ou dizem que não deve ser aceito. Você pode ser Hetero, a mulher pode ser mulher, o gay pode ser gay, o ateu pode ser ateu e ninguém tem nada haver com a vida de ninguém.
    Se sua igreja não respeita e porque ela prega tanto e erram tanto? Padres pedófilos (homossexualismo) pastores com casos fora do casamento (homossexualismo) você acham mesmo que tem que se omitir isso? Enquanto os mesmos que praticam isso vão na igreja pra denegrir sua próprima imagem. Reflitam.

    ResponderExcluir
  2. Só lembrando que nas entrevistas, eu não editei absolutamente nada do que foi me passado, ok? E que usem as 6 entrevistas ( 3 hoje, 3 amanhan) para refletir sobre a influencia da religião na sua vida prática. Mas vou entrar de forma pessoal no assunto no último post. Até lá, sou mero expectador.

    ResponderExcluir
  3. Nao resisti e preciso dizer uma coisa. Eu preciso dizer que discordo do que você disse, will. Primeiramente, ninguem está certo ou errado por dar sua posição ou opinião. O post não foi preconceituoso.
    Vc tah equivocado no seu conceito de preconceito. Se você tem uma opinião formada com base em argumentos e valores, isso não é um preconceito. Discordar faz parte, lembra? Vc tem todo o direito de discordar do que pensam os 3 da entrevista acima, mas nao tem o direito de julgar nenhum deles como certo ou errado.
    E outra coisa, o tema proposta DEVE sim ser discutido. Porque eu não propus uma discussão sobre o SER ou NAO SER homossexual e o gosto de cada um. O objetivo aqui é discutir os direitos deles na nossa sociedade atual. Voce, como esclarecido politico que sei que eh, acompanhou toda a polemica quando foi divulgado que Dilma iria legalizar o casamento homossexual. Acha mesmo que nós, o povo, não temos o DIREITO e OBRIGAÇÃO de discutir isso? Ou vc aconselha deixarmos todos os nossos "problemas" serem resolvidos la na Câmara ou Senado?
    Se não concorda com isso, é seu direito. Mas aqui, nesse blog, é um lugar para debater, opinar e formar uma opinião. Todos tem direito, todos estão certos. Mesmo quando estão errados.

    ResponderExcluir
  4. Ótimo tópico, ficarei aguardando a parte 2.
    Muito bom ( e divertido) saber a opinião dos outros a respeito desses temas polêmicos que acabam sendo misturados com religião.

    //parabens pelo blog hel, mto bom, ainda n tinha passado por aki

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Seria uma forma de preconceito minha chegar aqui e começar a criticar os entrevistados. Confesso que me deu vontade de arrancar a cabeça do cristão sem igreja, mas é sua opinião que deve ser respeitada como a minha opção de ser um homosseuxal! Gostaria de falar expor minha concordância ou discórdia, mas prefiro esperar pelo último post. Quero muito, também, parabenizar ao amigo "ironicamente sarcástico" Heluan pela iniciativa! Conheço a opinião dele sobre os homossexuais e admiro a ideia!

    ResponderExcluir
  7. Nossa Daniel vc disse que é contra o disrespeito as mulheres..incrível!Nem parece!
    Mudando de assunto...vcs ja perceberam que todas as naçoes que foram colonizadas pela igreja católica são pobres?E os paises colonizados pelos protestantes são ricos?Ex:Estados Unidos e Inglaterra.Até hoje é 1 riqueza de varios anos atras e ninguem sabe quando vai acabar...ao meu ver isso se da pq o catolicismo aplaude a pobreza e o protestantismo aplaude a riqueza!Se vc é rico e merecedor de sua riqueza é pq esta pessoa seguiu o que Deus disse, ou seja, não roubar etc para conseguir progredir na vida!Não to dizendo que os pobres não são aceitos por ser pobre, to dizendo que é pra levar um vida diferente de acordo com os mandamentos de Deus e ele mesmo diz que não dixa 1 fiho seu desamparado!

    ResponderExcluir
  8. Germane: Além do seu comentário sem fundamento ele foge totalmente do tema abordado kkkk

    ResponderExcluir
  9. Heheh, cristãos, como sempre extremistas.
    É no mínimo lamentável a comparação feita pelo seu amigo.
    Querendo comparar homossexualismo com corrupção? Violência? PROSTITUIÇÃO e PEDOFILIA?
    Por favor, poupe-me.
    Agora aqui vai meu comentário de fato, o texto acima foi só um parênteses.
    --//--
    1 - O homossexualismo é algo que não se pode controlar nem evitar. Não é um desvio disso, ou um problema mental, é apenas o que a pessoa é por dentro.
    2 - O tratamento que eles recebem é horrível. Minha namorada não sofre esse preconceito, mas somente porque ela tem rosto feminino, e porque tem o corpo malhado (frequenta academia) [obs: ela é um travesti], se não fosse por isso, todos a veriam como uma aberração, e ela provavelmente seria até agredida fisicamente e verbalmente por conta disso. Por outro lado, maioria dos homossexuais faz QUESTÃO de mostrar o seu homossexualismo. Como? Exercendo práticas sexuais em praça pública, sendo extremamente extravagante quanto sua escolha. Por exemplo: se beijando (e fazendo outras coisas mais) apaixonadamente com seu parceiro na frente de muitas pessoas, ou até mesmo saindo por aí fazendo escândalo, só para mostrar que não tem vergonha e que não está nem aí para o preconceito.
    3 - Casamento civil sou totalmente a favor (e até penso em realizá-lo algum dia, se minha namorada for a pessoa certa). Porém, mesmo sendo namorado de um homossexual (ou travesti, no caso) sou contra o casamento em qualquer religião. Isso é simplesmente loucura, até para nós! Cada religião tem seus princípios, que vão além de qualquer vontade humana, e isso não pode ser mudado.
    4 - Apoiadíssima. O que une duas (ou três) pessoas não é um cordão umbilical. Não é um pedaço de papel, e sim, o amor, como disse seu amigo Kardecista. (muito esclarecido ele, diga-se de passagem, meus parabéns) O preconceito que ele vai enfrentar não vai chegar nem perto do que os pais dele tiveram que enfrentar, então acho que com amor e carinho tudo vai se resolver.
    5 - Gays são ótimos amigos para se ter por perto, sinceramente. Apesar de meu melhor amigo ser hétero, me sinto muito mais a vontade desabafando com um amigo gay. Vou deixar uma reflexão básica: você COM CERTEZA já assoviou o "fiu fiu" para alguma mulher na rua. Se algum gay fizer a mesma coisa para você, você se sente ofendido, por quê? Você assoviou para a mulher pois achou ela bonita, o gay assoviou para você pois te achou bonito, é a mesma coisa! Mas sabe com o que você deveria se sentir ofendido de verdade? Com esse sistema que beneficia os presos, com esses políticos corruptos que roubam seu dinheiro (e você - ou grande maioria do povo - está acomodado em seu sofá assistindo BBB), e com a mídia que distorce a informação e hipnotiza o povo. ABRA SEUS OLHOS!

    ResponderExcluir
  10. Que falta de educação a minha.
    Nem o parabenizei por este ótimo blog.
    Parabéns, com certeza você acaba de ganhar um leitor e divulgador fiel de seu blog.
    Aguardarei ansioso novos posts!
    Boa noite.
    Porto Alegre, Rio Grande do Sul, 25 de Novembro de 2010, Antônio Barros.

    ResponderExcluir
  11. Concordo com vc Heluan...ninguém tem direito de discriminar..mas todos têem o direito de opinar,criticar e discordar..não de julgar pessoas, mas comportamentos. Os homossexuais falam muito sobre a intolerância das pessoas, mas acho que eles é que se mostram intolerantes quando alguém discorda de suas idéias e conceitos. Quanto ao que foi postado por Germane Luizy gostaria só de lembrá-la que os Estados Unidos estão falidos e são precursores de uma crise econômica mundial.
    Ah! parabéns pelo blog, é muito legal a abordagem de assuntos polêmicos.

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que a única diferença entre homossexualismo,zoofilia,pedofilia etc ..é o objeto da atração. Uns por pessoas do mesmo sexo,outros por animais e outros por crianças. Só muda o alvo, o distúrbio é idêntico.

    ResponderExcluir
  13. Resposta para jardson:
    Não aceito o que você disse, veja porquê:
    Eu mesmo namoro um travesti, transo com ele e gosto. (fim de papo)
    Mas sexo com crianças e animais? Ou até mesmo com pessoas mortas? Por favor, nem comece a fazer tais comparações.

    ResponderExcluir
  14. Tambem nao concordo que possa se comparar a opção sexual com um disturbio, ainda mais com disturbios como a pedofilia ou a zoofilia. Reforçando o que disse na parte 4, eu acredito que seja uma questão de gosto, de atração. E o fato de você se atrair por um animal ou por crianças para mim não é gosto ou mera atração, é uma doença. Mas todos sintam-se livres para expressar o que pensarem a respeito.

    ResponderExcluir
  15. Resposta para Barros:
    Barros, não tenho qualquer intenção de ofender. Mas pense> Um pedófilo por exemplo poderia falar: Transo com crianças e gosto.(ponto final) Mas transar com pessoas do mesmo sexo??? por favor nem comece a comparar.
    Às vezes penso no que Raul Seixas falou na música "meu amigo pedro", acho que isso se aplica ao homossexuais... "...MAS SE NÃO SOUBER CALE ESSA BOCA, E DEIXA EU VIVER MINHA ""LOUCURA"".

    ResponderExcluir