Certa vez, um amigo me disse: “Quando estiver perdido dentro dos pensamentos relativos a seus problemas, tente imaginar os pensamentos relativos aos problemas de alguém que está com câncer e não tem mais esperança. Vai tornar os seus muito mais simples de serem solucionados.”
Recentemente tenho presenciado e testemunhado muitos amigos(as) passarem por diversos problemas em suas vidas, dando minha opinião e/ou conselho sempre que possível. Mas a real superação desses problemas, sejam eles de qual natureza for, jamais vai estar condicionada às minhas palavras ou as de qualquer outra pessoa. Inevitavelmente, vai depender única e exclusivamente de você.
A tal da motivação é muito falada e comentada, mas pouco compreendida. Muito enganado está aquele que acredita, de verdade, que a motivação vem de fora. O esclarecimento, as idéias, o conforto....isso pode vir de fora, de alguém, de algo. Mas a motivação pra superar algum problema ou dificuldade, a motivação pra seguir em frente quando sente que não é mais possível, isso é algo que depende de você, de sua força interna. Acredite, essa força todo mundo tem, uns mais, outros menos, mas todos possuem.
Uma determinada pessoa veio até mim esses dias e relatou as dificuldades que tem enfrentado, me dizendo que às vezes, e cada vez mais freqüentemente, tem perdido a motivação de encarar todo esse sacrifício diário. A injustiça que ela sofre na pele todos os dias tem feito com que o prazer que normalmente sentimentos em coisas banais do dia a dia, esteja se perdendo para ela. Isso é besteira? Não, não é. Ao menos pra mim, é algo sério.
Tenho certeza absoluta que muitas pessoas já passaram ou ainda passam por isso. O mundo de hoje está muito cruel, incitando a competição explícita e o literal mandamento da “sobrevivência do mais forte”. Mas e quanto aos mais fracos, então? Essa supressão de valores e culturas por um padrão estabelecido de forma arbitrária tem feito pessoas boas, corretas, promissoras, desistirem de dar uma contribuição ainda maior à sociedade. E isso, para você, ainda é uma bobeira?
Para todos aqueles que a cada dia se sentem injustiçados com a falta de oportunidades, com o cruel tratamento que recebem ou com a total falta de reconhecimento por tudo o que diariamente fazem, meu recado: não é apenas com você. Acho que é fundamental lembrar a todos que dificuldades e problemas todo mundo enfrenta. A superação é necessária em algum momento da sua vida, seja você um bem-nascido ou um plebeu sofredor. Não se enganem pensando que algumas pessoas aparentemente “bem de vida” vivem em mundo cor de rosa, porque elas NÃO vivem.
Infelizmente, essa conjuntura está fora do alcance das nossas mãos. O padrão social moderno não é possível de ser modificado por um pequeno grupo de pessoas que simplesmente discordam ou não suportam tal realidade. A solução, portanto, é seguir a teoria da evolução, é se adaptar e se engrandecer diante de todo esse cenário que está logo ali ao lado. Se motive com as pequenas coisas, valorize o que tem e pare de visualizar o que pretender alcançar como solução para seus problemas. A felicidade real é um estado, uma sensação, e não um destino. Pare de buscar a felicidade no amanhã, porque ele pode nunca chegar. Olhe para o seus pés, para o seu chão, e você vai certamente encontrar uma felicidade em cada “presente” da sua vida. Para mim, somente assim é possível encontrar uma verdadeira motivação para seguir em frente, dia após dia, apesar de toda e qualquer dificuldade.
"Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota." / "Inspiração vem dos outros. Motivação vem de dentro de nós." Como sempre adorei teu texto, toca em pontos cruciais. Parabéns! ;*
ResponderExcluirA cada dia mais se superando ai nos textos...
ResponderExcluirAbraços, brother.
Pensar q alguem possa estar em uma situação pior não eh a melhor forma de superar a nossa, mas ao mesmo tempo, saber q existem pessoas com problemas piores, nos dar a sensação de q se eles conseguem nós também conseguimos.
ResponderExcluirEm meio a turbulência da vida, temos q nos apegar às coisas simples e tentar enfrentar os nossos desafios com mais entusiasmo.
É de total importância nos darmos o valor e tentarmos aceitar os problemas com paciência e tolerância.
Apesar de acreditar q "a gente só tem o q merece", tenho a certeza de q a aceitação e a motivação para encararmos com sabedoria as nossas dificuldades só dependem de cada um de nós.
Ass: berg
mt bom!!!! tava precisando ler algo assim.
ResponderExcluir