terça-feira, 19 de outubro de 2010

Consciência Política

Faltando 12 dias para a definição das eleições no Brasil, não resisti à necessidade de comentar o estado lamentável em que se encontra o nível cultural do eleitorado brasileiro.
Deixando de lado a discussão de “deveria ser opcional votar em uma eleição, como nos Estados Unidos”, quero apontar certos pontos presentes aqui em nossa terra, mais especificamente em meu estado, a Paraíba. Então para você que está lendo, peço que tenha atenção.
Pouco me importa em quem você vai votar. Não quero saber de quem você gosta, de quem não gosta. Não usaria este espaço pessoal para pedir voto a NINGUÉM, então abra um pouco a cabeça dura e processe esta crítica que estou fazendo.
Como uma pessoa instruída, escolaridade e formação cultural relativamente boa, me entristece e revolta o que acontece durante o processo eleitoral em um estado como este em que vivo. A pouca escolaridade da maioria não pode ser usada como justificativa para isso.
Nos pontos mais distantes do estado, mas não se escapa disso a própria capital, vemos as pessoas guerreando por candidatos. Lutando, literalmente, por pessoas que elas só vêem a cada 4 anos; pessoas que elas sequer sabem o que fizeram por sua cidade, seu estado.
Mas pior que tudo isso, é ver que a grande maioria ainda escolhe seu candidato aleatoriamente. A grande maioria ainda não sabe que o voto é um direito, mas também é uma obrigação! Poxa, você faz parte de um processo como um todo, não pode ser “levado” por nada nem ninguém!
Presenciei e presencio, especialmente nas cidades menores, as pessoas apoiarem um candidato simplesmente pela festa que ele fez por lá. Quando passa uma carreata com muito barulho e agitação, pega-se logo os amigos e correm para se juntarem! Que critério é esse???
Pessoal, vamos ter um pouco mais de interesse, de consciência. Quer votar em alguém, vote! É um direito seu. Mas faça sua parte, dedique uns minutos e pesquise sobre essa pessoa, verifique o que ela fez ou o que pretende fazer, em quê mentiu, de quê é acusado. Se dediquem ao seu direito!
Diferente do que um amigo e parente, com formação universitária, me falou (“Enquanto a violência não estiver me atingindo... eu voto nele”), as conseqüências de sua escolha vão bater na sua porta, sim! Seja como um mendigo, seja como uma bala na testa! É verdade!
Então, para finalizar, quero pedir....pedir mesmo, que você antes de votar em alguém, análise bem os motivos para fazer isso. Quando você tem um argumento, um motivo, seu voto é revestido de legitimidade. Você confiou “nele”, mas está cobrando, verificando. Não faça de uma eleição um carnaval fora de época, ou decida seu voto e seu apoio como quem decide o time de futebol que vai torcer. Não o faça simplesmente porque sua família apóia fulano... ou vota em “canditado X”. O voto é como um bumerangue: você solta o seu....um dia ele volta. Na sua mão, ou na sua testa. Consciência, povo!

11 comentários:

  1. O da "namorada vota em um candidato X" eu sei pra quem foi essa.. =x

    hihihih

    ResponderExcluir
  2. Pois é, concordo com você!!! Falo isso pois um dos senadores que votei, me arrependi em seguida. Para minha sorte, ele não foi eleito, mas foi um voto perdido. Não vamos perder nossos votos, assistam principalmente aos debates, eles estão aí para esclarecer-mos quem são os reais candidatos.

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu só tenho a aplaudir tanto a vc quanto àqueles q pensam parecido.
    Gente...apesar de ser obrigatório o voto, não o leve como obrigação, pelo contrário, temos de ter conciência na hora de votar, visar o candidato pelo o q ele fez ou o q ele pode fazer para melhoria não só de nossa cidade em si, já q estamos falando de governador e presidente, e sim para melhoria de um todo. não devemos olhar apenas para nosso nariz. Analisar cada candidato é primordial para um voto digno.
    Sejamos sábio na hora do voto que assim colheremos o melhor.
    "É CERTO QUE TEMPOS DIFÍCEIS EXISTEM PRA APERFEIÇOAR O APRENDIZ, MAS NÃO É CERTO QUE A MENTIRA DOS MAUS BRASILEIROS VENHA QUEBRAR NO NOSSO NARIZ."
    Pensem nisso.

    Att, Berg.

    ResponderExcluir
  4. Dani, agora eu sei de quem vc achou q era, mas nao era nao. Era somente a parte de "nao me atingir"

    ResponderExcluir
  5. É DIFÍCIL FALAR DE POLÍTICA QUANDO AS PESSOAS NAO TEM A CABEÇA ABERTA PRA ISSO!NÃO DISCUTO COM NINGUEM POR CAUSA DE POLITICOS MAS AO MESMO TEMPO NAO POSSO NEM DEVO ME AUSENTAR DE OPINIAO SOBRE QUEM EU VOU VOTAR E PORQUE!COMO ELEITORA VEJO QUE TENHO IMPORTÂNCIA NESSA ESCOLHA E VEJO TB QUE N AO TEMOS MUITA OPÇÃO!MAS NAO PODEMOS DIZER QUE POLÍTICA É PERFEITA(ISSO NAO EXISTE), E A PIOR BURRICE É BRIGAR POR POLITICOS POI ELES DEPOIS VEM NO MESMO AVIÃO JANTANDO E BATENDO PAPO E O POVO QUE SE MATE!MAS CONCORDO COM VC QUANDO DIZ Q AO ESCOLHERMOS TEMOS QUE VER O QUE O CANDIDATO FEZ,GRAU DE ESCOLARIDADE E QUAIS SÃO SUAS PROPOSTAS PARA O FUTURO!MAS AO MESMO TEMPO A GENTE NAO PODE DIZER QUE VAI VOTAR POR ALGUEM SO PORQUE FOI COM A CARA E TEM BONS OBJETIVOS MAS TAMBÉM DEVEMOS OLHAR COMO IRÁ NOS ATINGIR E VANTAGENS QUE TEREMOS TB!EU NAO QUERIA VOTAR EM DILMA PQ ELA TAVA COM A IDEIA DO CASAMENTO ENTRE HOMOSSEXUAIS EM QUALQUER RELIGIÃO E IGREJA, NAO TENHO PRECONCEITO COM HOMOSSEXUAIS MAS VC SABE O QUE É UM PASTOR QUE É CONTRA CASAMENTO ENTRE HOMOSSEXUAIS E SER OBRIGADO A FAZÊ-LO?SE OS PRINCIPIOS DELE É DE CONTRA E A BIBLIA CONDENA TB,MAS DEPOIS VI Q A IDEIA DE DILMA MUDOU EM RELAÇÃO A ISSO ATE PORQUE ELA PERDEU MUITO VOTO!JA SERRA EU NAO PENSO EM VOTAR NELE PORQUE ELE TEM PROPOSITO DE PRIVATIZAR UNIVERSIDADES E UMA SERIE DE COISAS!EU QUERO ESTUDAR NA UNIVERSIDADE DE GRAÇA E QUERO TB QUE O POBRE TENHA DIREITO A SE FORMAR, SE SERRA GANHAR VAI SER IGUAL O GOVERNO DE FHC(RICOS CADA VEZ MAIS RICOS E POBRES CADA VEZ MAIS POBRES!)ENTÃO VALORIZO O DIREITO DOS POBRES TEREM ALGUMA COISA, JA QUE OS POBRES SÃO A GRANDE MAIORIA NESTE PAÍS!

    ResponderExcluir
  6. É INTERESSANTE VÊ QUE POLÍTICOS NÃO SÃO RICOS, AQUI NO BRASIL TEM APENAS 5 PESSOAS QUE SÃO RICAS!E TODAS ESTAS SÃO ADMINISTRADORES E DONOS DE NEGÓCIOS E NÃO MÉDICOS, ADVOGADOS COMO MUITOS TEM A ILUSÃO DE ACHAR QUE SÃO RICOS!VEJO QUE MUITOS ACHAM MÉDICOS ETC NUMA POSIÇÃO MELHOR E CLARO QUE TEM EM RELAÇÃO A OUTROS,MAS VISTO QUE A POBREZA É GRANDE TB POR ISSO O CONSIDERAM RICOS TB!MAS SE 1 MÉDICO FOR TRABALHAR EM PSF, ELES VÃO TRABALHAR ASSIM COMO QUALQUER OUTRO TRABALHADOR E VAI GANHAR 1 MERRECA DE SALÁRIO QUE NAO DA NEM PRA SOBREVIVER!POR ISSO MUITOS NAO QUEREM TRABALHAR EM PSF E SE SUBMETEM A IR FAZEM 1 PESSIMO TRABALHO ALEM DE NAO TER INFRA-ESTRUTURA E EQUIPAMENTOS DE TRABALHO O SALARIO NAO AJUDA!POR ISSO O RESULTADO DE FILAS ENORMES DE GENTE EM PSF E MORTES ALARMANTES TB!

    ResponderExcluir
  7. NO BRASIL E EM QUALQUER LUGAR AS PESSOAS QUE REALMENTE GANHA DINHEIRO E MUITAS VEZES SEM FAZER NADA SÃO EMPREENDEDORES, DONOS DE NEGÓCIOS.ESTAS PESSOAS COLOCAM OS POBRES PRA TRABALHAR E ELES FATURAM EM CIMA, COMO ROBERTO SANTIAGO.SÓ NAQUELE ESTACIONAMENTO ELE GANHA MLHÕES A CADA DIA, NEM ELE SABIA Q IA DA TAO CERTO!BILL GHATES(DONO DA MICROSOFT) GANHA 500 BILHOES POR SEGUNDO, ESTES SIM SÃO CONSIDERADOS EXTREMAMENTE RICOS, O RESTO É CLASSE MÉDIA ALTA OU POBRE!É BOM ABRIR 1 DISCUSSÃO SOBRE ESTE TEMA,TRABALHO E SALÁRIO, ACHEI MUITO BOM COMENTAR!

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito de seu ponto de vista, Germane. Particularmente eu voto em Dilma por 2 motivos: Serra e Lula. Nem eu quero Serra, nem eu quero que o governo Lula, que eu gostei e apoio, seja descontinuado. Nao pela pessoa DELA, mas por Lula, eu voto em Dilma. No mais, esse post que fiz foi como tentativa de conscientizar as pessoas a valorizarem seu DIREITO de voto. Aproveitando, quero pedir que pra eleições de estado, nao citem nomes de candidatos aqui, blz galera? Presidente tudo bem, mas governadores eh melhor nao. Espero que entendam! Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Ah, vou fazer uma consideração quanto ao casamento homossexual: Dilma nao tem, nao terá poderes pra autorizar uma mudança dessas na Constituição. Vai depender do Congresso, dai a importancia de colocarmos deputador e senadores bons por la. Mas de toda forma, lembrem: o direito canônico, religioso, nao pode ser modificado nesse sentido pelo governo. Entao por mais que se autorize o casamento homossexual, ele vai ser no CIVIL apenas. Se a Igreja quiserr, ae sim os padres e pastores serão obrigados a realizar. Entendem a diferença? Tem que ter isso em mente, nao podemos ter uma informação errada. Abraço!

    ResponderExcluir
  10. ok nao sabia sobre isso!algo que foi adicionado!tinha visto que ela estava com essas ideias em mente mas então nao depende dela, deputados e senadores tem forte influencia sobre as decisões realmente!abraço!: )

    ResponderExcluir
  11. Pra vc ver, germane. Vc eh bem inteligente e com formação boa e tal, e nao sabia. Dai a gente tira a grande massa, ne? Tem coisa d+ que o povo nao faz a menor ideia. Tem que se mostrar a cada um que o seu voto nao eh "mais um", eh aquele que pode decidir, poxa. Valeu pela discussão!

    ResponderExcluir