quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Questionar x Submeter

Apesar de toda essa modernidade que nos envolve tanto a ponto de sufocar, ainda convivemos com uma submissão de pensamento que impressiona.
Eu, bem muito gente, fui criado ouvindo que “religião, futebol e política” a gente não discute. É questão de gosto”. Você realmente concorda com isso? Porque eu, definitivamente, não. Nós somos os seres, teoricamente, mais inteligentes e capazes de raciocinar neste planeta. Então tá na hora de começarmos a usar isso, parar de nos conformarmos com toda porcaria que colocam na nossa frente.
Se você é do tipo de pessoa que não questiona nada, estou escrevendo especialmente para você. Não estou aqui para entrar em discussão política ou religiosa, apenas para questionar o questionamento, dar um “tranco” em quem ainda permanece estagnado no mundo da intelectualidade. Pára um pouco, analise o que te disseram hoje, o que você leu e o que você aprendeu. Você concorda? Por quê? Vamos tentar sermos um pouco mais “crianças” e voltarmos àquela época do “por quê?” pra tudo. Pessoal, historicamente fomos impedidos e incentivados a ouvir tudo e não questionar.
Mas não é assim que a coisa funciona.  Que tal começar a teorizar em cima daquilo que já tem uma teoria? Que tal fazer uma crítica, achar pontos negativos, positivos, construtivos, dos conceitos que tentam nos passar? Fomos feitos assim, então vamos respeitar a nossa natureza! Se um pássaro nasce com asas, ele precisa voar, certo? Se você nasce com um cérebro, por que não pensar? Se mais e mais pessoas começarem a usar a cabeça, vamos questionar tudo o que temos, o que vemos. E somente aí, as coisas vão melhorar.
Pare de sentir medo de questionar algo ou alguém. Seja medo de Deus, seja de um político, seja de seus pais ou amigos. Procure dentro de você as dúvidas que todo mundo tem e vá em busca de respostas, de soluções. Não se conforme com pouco! Cobre, critique, tente fazer a diferença. Ninguém existe para ser inútil. Quando muita gente parar e pensar por esse ângulo, muitos vão perceber o quanto são manipulados e o tamanho do potencial que temos quando nos unimos.
Lembre: sua cabeça foi feita para criar, pensar, produzir. E não, como alguns pensam e usam, para ser somada a outras e, juntas, comparadas a cabeças de gado humano. Levante, se mexa, e então cobre com razão.

6 comentários:

  1. Muito bom, muito bom mesmo.
    "O mundo não é movido de respostas, mas sim, de perguntas."
    Os grandes cientistas, só se tornaram 'grandes' porque questionaram e não tiveram medo de encarar o novo.
    Como sempre, os seus textos são ótimos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Lú, que tema polemico em?
    Questionar...mas porque passamos a nossa vida a questionar? Porque continuamos a perguntar sobre aquilo que sabemos que não obteremos resposta?
    Todas estas interrogações são mais um ponto marcante da nossa vida. Questões como "o que estamos aqui a fazer?" ou "estaremos no caminho certo?", surgem sempre que nos sentamos no escuro. Entretanto, serão estas as questões que deveríamos estar a fazer? Talvez sim...talvez não... Mas nunca nos podemos esquecer de uma grande questão que por vezes fica perdida no meio de tantas incertezas ou seja: "com quem nos cruzámos durante todo este percurso?". Talvez para esta pergunta possamos encontrar uma resposta:
    Felizmente, neste caminho de incertezas encontrámos aqueles que nos alegram quando estamos em baixo, que nos apoiam quando tropeçamos, que nos ajudam a levantar quando caímos e que nos amam mesmo quando não percebemos porquê! E... quando olhamos para o fundo dos seus olhos e procuramos respostas, eles dão-nos a verdade e não simplesmente o que ansiamos ouvir.
    Nisto tudo...neste caminho de incertezas...apenas surge uma certeza: que nos cruzámos com muitas pessoas, mas aquelas que ficaram no nosso coração, são as pessoas certas. São elas em quem confiamos, são elas que acreditam em nós e são elas que nos fazem acreditar que tudo é possível.
    Mais uma vez...continua a inspirar-te porque inspirarás os outros...Bom, acho que é isso...
    ;P

    ResponderExcluir
  3. Rapaz.....nao esperava, viu? Valeu pelo coment *-*

    Respondendo: sim, eu sou adepto do pensamento de que "tudo é relativo, nada absoluto. nao ha certeza, nao ha nada 100% certo ou errado, apenas diferente de um determinado ponto de vista".

    ResponderExcluir
  4. Muito bom, gostei do texto ;)
    Rapaz, tu escreve bem pra car*** :D

    ResponderExcluir
  5. Bom eu sou da tese que as perguntas sim existem! Os questionamentos são necessários, os confrontos mais ainda, eles servirão para o nosso crescimento... Não acredito que amigo ou companheiro seja aquele q concorde SEMPRE com vc, tenho até medo desses comportamentos.... Mas Tem coisas que acontecem na vida seja na minha ou na da sociedade que eu fico procurando até encontrar respostas ..... Sabe o que eu faço? apelo para as experiências, seja com Deus com amigos, com a política ..... Ainda continuo pensando assim e quando esse pensamento não me der respaldo procure outros até encontrar...
    Beijooos Eluan....

    ResponderExcluir