domingo, 17 de outubro de 2010

Relacionamentos

Quem nunca se viu, passado ou futuro, em um relacionamento? Pois é, eles têm diversos tipos e características próprios, mas eu vou comentar sobre relacionamentos amorosos, em especial.
Muitas pessoas vivem em um mundo cor-de-rosa onde o casamento é para a vida toda, onde amor é eterno, onde existem “almas gêmeas”. Isso tudo pode ou não existir, vai depender de cada casal, de cada circunstância e, principalmente, do grau de consciência de cada parceiro.
Se você é do tipo que ao iniciar um namoro, sai gritando ao mundo que “é amor eterno”, ou você fala um discurso pronto e sem um pingo de sinceridade; ou você é uma pessoa extremamente leviana com os sentimentos e as emoções das pessoas, inclusive você mesmo; ou então você é alguém ingênuo, imaturo, inexperiente o bastante para ouvir cegamente promessas alheias e depender delas para guiar o seu relacionamento. 
Não existe amor eterno, muito menos uma alma gêmea. Assim como tudo na vida, o relacionamento e o amor sobrevivem de ações e de conseqüências. Antes de sentar em uma cadeira com os olhos brilhando, faça valer cada dia do que você TEM e SENTE, sem se confiar tanto no dia de amanhã.
Ah, e casamento pra vida toda, existe? PODE existir, mas nunca se sabe. É por isso que, seja qual for o nível de relacionamento em que você se encontra, jamais conte 100% com as expectativas do seu parceiro. Por mais que você se dedique, sinta, faça.... é impossível saber o que, de fato, o outro está sentindo e querendo pra vida dele.
Eu não acredito que o fim de um relacionamento dito como “sério” tenha culpados, desde que haja um diálogo e uma coerência no que se diz. É muito delicado lidar com as pessoas, então não seja hipócrita nem leviano ao fazer declarações, promessas e/ou criar expectativas, pois existem pessoas que levam a sério e acreditam na sua leviandade e hipocrisia.
O amor, como sentimento, não é eterno pelo simples fato de ele se alimentar do presente. Você só pode dizer que o que sente “é para a vida toda”, quando você morrer, e levar com você o sentimento intacto por aquela pessoa. Mas até este dia, cada dia é um dia diferente, então prove diariamente aquilo que diz e sente.
A liberdade é fundamental em um relacionamento. Ninguém nasceu para ficar preso a ninguém, muito menos alguém que não ame. Então tenha em mente que você é livre para ir embora QUANDO quiser, seja com quem for. Mas nunca esqueça: sempre que você for, vai deixar uma marca e uma conseqüência. Isso é, de fato, uma responsabilidade que ninguém pode escapar de ter. Então tenha cuidado com o que faz, diz, pensa.
Por fim, quero dizer que você deve sempre lutar por aquilo que tem em mãos. Não desista de algo conquistado apenas porque surgiram dificuldades e discordâncias, pois NENHUM relacionamento é perfeito, sem problemas. É aí que vão se diferenciar aqueles que sentem algo de verdade, e aqueles que QUEREM sentir algo. AMAR não é curtir, é CONSTRUIR, seja sob sol, seja sob chuva. Isso é a vida, isso é um relacionamento.,

Ps: Eu me incluo no grupo dos levianos pelo que tive. Mas a gente aprende com os erros, certo? 
Edit: Estou adicionando ao grupo dos que costumam gritar ao mundo "amor eterno", o "ingênuo", aquele que por inexperiência ou pura ingenuidade ouve cegamente as palavras do parceiro e passa a se agarrar nisso, sendo dependente de uma promessa alheia.

6 comentários:

  1. Isso significa que vc foi leviano né?

    ResponderExcluir
  2. sim, eu fui. Nao tiro a cara ao tapa, fui leviano nao pelo que eu disse, pelo que eu sentia. Mas por q fui ingenuo, imaturo, inexperiente. Nunca acredite d+ em alguem soh porque esse alguem te diz ou promete algo. Faça sua parte, pq eu sei que fiz a minha, e conte sempre com a possibilidade de o outro estar mentindo ou simplesmente ter oq sente modificado no decorrer. Ah, eu nao me escondo para dar opiniao, que tal o Sr ou Sra anonimo dizer o nome? É um espaço para opiniao, nao tem pq se esconder.

    ResponderExcluir
  3. O amor é muito lindo, é mas lindo quando os dois correspondem em um so coraçao!! e ruim quando se torna em uma simples ilusão!!

    ResponderExcluir
  4. adoreiii é minha cara!!

    ResponderExcluir
  5. Relacionar-se seriamente com a alguém é difícil, pois exige paciencia, fidelidade, compaheirismo e dedicação.Mas muitos casais hoje em dia acabam se separando por nao ter tempo, ou nao enfrentam 1 casamento por falta de grana ou por nao se dar bem com a familia ou nao gosta da pessoa etc.Qualquer casal vai ter problemas e o que na verdade segura o relacionamento é seriedade e confiança,um dia fui leviana tb e um dia ja fui rejeitada mesmo nao sendo leviana mas tudo foi1 experiencia pra mim!Acho que erros do passado devem servir como 1 novo aprendizado para nao fazer mais e seguir em frente!Hoje em dia é muito dificil as pessoas valorizarem o amor verdadeiro, se tornou algo banal que poucos valorizam!Mas ninguem diga q é feliz sozinho que o ser humano não aguenta viver sozinho principalmente homens,todo mundo quer alguem do lado pra cuidar e ser cuidado!Hoje em dia isso é muito dificil pois a maioria das pessoas e principalmente mulheres visam apenas dinheiro e nao o amor, claro que é importante o homem trabalhar mas isso não é o mais importante!É apenas 1 complemento! Entao pessoas que tem 1 bom relacionamento aproveite e valoriza a cada minuto o amor, compaheirismo, responsabilidades de cada 1 pois as pessoas tão cada dia ficando mais e mais sozinhas e frias!

    ResponderExcluir