domingo, 10 de outubro de 2010

Espiando o que ficou, apreciando o que virá

Impressiona quando uma teoria que a gente tanto ouve e tanto ignora, dá um tapa na nossa cara, grita em nosso ouvido. E isso todo mundo está apto a presenciar, vivenciar ou, até mesmo, fazer alguém passar por isso.
Por mais que você viva com a certeza de não ser igual aos outros, é inegável que todos somos cercados pelas mesmas experiências de vida, uns mais, outros menos. Mas, no fim, somos iguais. Essa é a vida real, aquela que espera sua guarda baixar e te pega no momento mais imprevisível possível. E através da pessoa mais inquestionável do seu mundo.
A traição é um termo mal empregado pelos mais leigos. Não precisa, necessariamente, que alguém esteja com uma terceira pessoa, sendo comprometida, para que a traição se configure. Ela é mais profunda, mais complexa, e muito mais cruel do que a traição das novelas e dos filmes.
Eu, como parte integrante desse “todo”, fui chamado a amadurecer bruscamente nos últimos tempos. Aprender que quem a gente mais escuta, é quem menos te ensina; que quando você faz de alguém uma figura fundamental na sua vida, o tolo é você. Paguei o preço por fugir à minha natureza, ao meu “eu” de verdade.
Certa vez ouvi de um amigo sábio, que a confiança é como um cristal. Uma vez quebrado, nada neste mundo poderá consertá-lo a ponto de ter a beleza de anteriormente. Ignorei as palavras de uma amiga de verdade, que por meu bem, disse: “ninguém é tão importante a ponto de ser capaz de destruir a nós mesmos”. E realmente, não é. Não era.
Hoje, muitos me perguntam: “e aí, aprendeu? Tá arrependido?”, e minha resposta não mudou quanto a isso. Eu continuo com o pensamento de não me arrepender de NADA que fiz na vida. Somente me arrependo do que deixei de fazer, mas por pior que tenha sido um erro cometido, eu tenho como experiência, não como arrependimento.
Posso olhar para trás e dizer aliviado: eu fiz o que pude. Saber que me esforcei como nunca antes havia feito, que me dediquei como a nada antes, me alivia e apenas reforça minha filosofia de seguir em frente sem me arrepender dos erros deixados para trás. Consegui medir as conseqüências de meus atos, e me orgulho do resultado que tenho nas mãos.
O que ficou para trás, morreu. O que morreu, não volta. Por não me arrepender de nada é que não vou apagar os posts anteriores deste blog, pois apagá-los não vai fazer com que a verdade seja outra. Me orgulho do que fiz, do que disse, do que senti. Mas não farei novamente, não da mesma forma e muito menos pela mesma pessoa.
Por fim, agradeço àqueles que fizeram parte, momentaneamente, dessa minha experiência. Conheci pessoas que hoje considero verdadeiros amigos. De todo mal, tira-se um bem. Agora é olhar pra frente, o que acabou...passou. Quem passou, morreu. Que descanse em paz. Amém.

5 comentários:

  1. Muito intenso o que está escrito. Acho que não somente eu, mas muitos que leram/lerão este post, já passaram por situações parecidas.
    É estranho como tudo se torna tão efêmero, inclusive o que sentimos. Não sou adepta à aquela frase feita que diz que "o tempo cura tudo", ao meu ver, o tempo não cura abbsolutamente nada, ele só desvia o foco dos nossos pensamentos. As vezes é complicado se adaptar, mas cabe à nós lembrar que pessoas não são insubstituíveis. Que lembranças são boas e que são somente para serem lembradas e não vividas.

    ResponderExcluir
  2. Vc é simplesmente ótimo para escrever!! Tá lindo seu blog, sempre que puder vou dar uma olhadinha nas novidades. Te amo Nanã. BjaoO**

    ResponderExcluir
  3. Muito bem! Se vc fez tudo certo, agiu corretamente não há pq se arrepender. Se valeu a pena no momento não há pq se arrepender. "Não há nada mais certo que nossos próprios erros. Vale mais fazer e arrepender, que não fazer e ficar arrependido." Afinal, a vida é longa demais para se preocupar e curta demais para se arrepender, mas não leve o termo: "que quem a gente mais escuta, é quem menos te ensina" para todos os casos, viu? E concordo com o que você disse sobre a traição, a pior maneira de trair quem se gosta é através do pensamento, lá não existe fronteiras, barreiras e nem limitações. Existem pessoas q não precisam de outrem para trair aquilo que mais buscamos em outras pessoas: confiança. Mas como dizia Maquiavel: Essas atitudes podem levar à conquista de um império, mas não à glória.

    ResponderExcluir
  4. "Certa vez ouvi de um amigo sábio, que a confiança é como um cristal. Uma vez quebrado, nada neste mundo poderá consertá-lo a ponto de ter a beleza de anteriormente"

    Realmente a confiança é algo que conquistamos que pequenos atos e a cada segundinho de convivencia,mas uma vez quebrada,mesmo que em apenas uma atitude é um algo que jamais volta com a intensidade q se tinha.Como podemos dizer, sempre ficamos "com um ou os dois pés atrás".
    Eu espero que tdo oq tens passado tenho te servido como algo que te traga mtoo conhecimento e que não somente vc olhe pra tras e veja como uma coisa ruim.Permaneça assim, nessa linha de pensamento que vc vai em frente, amigo.

    ResponderExcluir
  5. Teus textos são as mesmas palavras amigas ditas frente à frente, confio nas vírgulas como nas palavras de mais veracidade. Bom texto, senhor amigo.

    ResponderExcluir