segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Porte de Armas

Não há brasileiro que nunca tenha sentido o peso do que é a violência nos dias de hoje. É um assalto aqui, um sequestrozinho ali, um estuprozinho logo ali na frente. Mas nada disso nos surpreende mais...
Há alguns anos, foi referendado no Brasil o Estatuto do Desarmamento. A partir dele, tornou-se mais difícil um cidadão comum adquirir uma autorização para portar uma arma de fogo. Agora, eu venho questionar: você é a favor disso? E você já analisou os pontos de uma proibição como essa para a sua vida cotidiana?
Que fique bem claro: eu NÃO sou a favor de liberar arma para todo mundo, como acontece nos EUA, na prática. Como boa parte dos que estão lendo esse blog sabe, eu sou aluno do curso de Direito, então tenho uma tendência natural a ponderar para todos os lados de uma discussão. É por isso mesmo que sou contra esse referendo. Vejamos, então.
O que foi feito, com todo respeito ao Governo Lula que apoio totalmente como um todo, foi uma covardia com o povo. O foco da discussão não deveria ser a arma que está dentro da casa do dono do bar ou de um cidadão comum qualquer. Perde-se muito tempo com a questão errada. Quem, por acaso, é o grande responsável pelos crimes atualmente? Por favor, não ouse dizer que o tiro acidental de alguém que possui arma em casa é majoritário, porque NÃO é.
Entenda: enquanto não desarmar o bandido, o traficante, o marginal, não há por que voltar o alvo para o cidadão comum. Dar arma para qualquer um é, portanto, a solução? NÃO! É claro que não é, mas proibir por lei e evitar, na prática, o acesso do cidadão comum à arma, sem que ao mesmo tempo lhe dê mais segurança REAL, não vai resolver ABSOLUTAMENTE NADA!
Vamos refletir. O governo te transforma em um criminoso de forma mais rigorosa e penosa ( com o referendo e sua proibição ao porte e à venda), ao mesmo tempo em que o traficante e as gangues locais não sentem tal proibição, já que nunca estiveram amparadas na lei. Então, quem sai perdendo? É você, camarada! Somos nós! O Estado está nos combatendo mais firmemente quando possuímos um meio de defesa, e não está nos dando nenhuma chance perante a violência!
Caramba, eu não quero ter uma arma em casa, não quero arriscar que uma criança inocente ou muito danada descubra onde ela está e acabe acontecendo uma tragédia. Não quero! Quem quer? Mas eu tenho alternativa? Aqui em meu estado, a Paraíba, em minha cidade, João Pessoa, o número de residências arrombadas e famílias sendo feitas reféns.....é alarmante! Me sinto de uma forma que é como “aguardar minha vez”. Porque sinto que é apenas questão de tempo até que escolham a MINHA casa para invadir! E então? Vou aguardar a polícia que não vem? Para quando então chegarem 2 horas depois, meus bens tiverem sidos todos levados, minha família agredida e eu entrar para uma estatística? Você acha que assim tá bom? Porque EU não acho. Não acho e não aceito.
Enquanto o Estado não combater de verdade os bandidos verdadeiros, não vai ter NUNCA moral para prender um cidadão comum por não possuir o porte de armas. NUNCA! A lei penal prevê a legítima defesa, certo? Eu pergunto, então: COMO você, cidadão comum, trabalhador, VÍTIMA de vagabundos que seqüestram o TEU filho, estupram a TUA FILHA, vai se defender legitimamente? Se nem mesmo uma arma de fogo pode te defender....imagina a proibição e punição rígidas a esse porte, mesmo que para defesa legitimada pela própria lei? Sabe o que pode acontecer, companheiro? É em um dos casos citados acima, você usa uma arma e mata o cara que está ali, abusando de sua filha. Isso pode até ser enquadrado na legítima defesa...mas você vai ter que pagar pelo porte ilegal de armas. É justo? É JUSTO? 

No Brasil, hoje, é muito difícil um civil comum adquirir o porte de arma. Já era, mas hoje está bem mais difícil. Há quem defenda uma amortização nesse processo para se adquirir uma arma legalmente. O lado bom disso é que teríamos civis relativamente preparados ( há um curso que prepara para esse uso de arma de fogo) e os bandidos não saberiam onde teria alguém para reagir. Outros defendem que se libere mais ainda o uso de uma arma. Pessoalmente, não sei bem qual o melhor, se é que algum dos dois seria uma opção boa. Mas quero que a discussão vá mais além. Que o civil não PRECISE de uma arma, mas que a tenha por opção, para reforçar sua segurança. Na situação atual, o que ocorre é que estamos todos desamparados. Nem arma, nem polícia.
Então, para encerrar, quero reiterar meu posicionamento: eu NÃO sou a favor de liberar arma para qualquer um, vendê-las em uma loja de conveniências ( como acontece nos EUA). Mas ao mesmo tempo não concordo que se puna o povo que tenta se defender, se proteger dessa avalanche maligna que não parece parar de crescer. E mais que isso, não concordo que tire os olhos dos verdadeiros bandidos e se persiga aqueles que NÃO são o alvo certo. Parem de perder tempo e comecem a agir, seus políticos corruptos e egoístas. É bom que se faça algo com URGÊNCIA, sabe por quê? Não vai demorar até o dia em que o próprio povo vai se cansar de trabalhar para vagabundo lhe tirar tudo, e vai fazer justiça à sua maneira. E quando esse dia chegar, pode escrever, eu vou estar lá para “dar jeito” em muitos carinhas do time do mau. Se me derem a faca e o queijo... eu faço o resto.
Honestamente, uma hora todo mundo cansa. Eu já cansei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário